Três presidentes meteram as mãos na cavala em Armação de Pêra (com fotos)

Saladinha de cavala com pimentos assados e cavala com esparguete: os nomes, simples, traduzem a facilidade da confeção dos pratos, […]

Saladinha de cavala com pimentos assados e cavala com esparguete: os nomes, simples, traduzem a facilidade da confeção dos pratos, mas não a riqueza dos sabores.

Estas foram as duas receitas confecionadas na sexta-feira, no Mercado de Armação de Pêra, sob a batuta de Valter Bruno, formador da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão e chef na Vila Vita. Tratou-se de mais uma iniciativa no âmbito da campanha de promoção do consumo da cavala, que a Docapesca está a levar a cabo em todo o país – em agosto, apenas no Algarve – em colaboração com os Mercados Municipais.

Em Armação de Pêra, as duas sessões de aulas de culinária gratuitas, sempre tendo como tema a cavala, tiveram duas particularidades – na aula das 10 às 11h00, foi a primeira vez que os alunos eram todos homens, enquanto na aula seguinte entre os cozinheiros estavam três presidentes: Isabel Soares, presidente da Câmara de Silves, José Apolinário, presidente do Conselho de Administração da Docapesca, e ainda Fernando Santiago, presidente da Junta de Freguesia local.

Todos eles meteram mãos ao trabalho, mostrando os seus dotes culinários. No fim, o Sul Informação provou o esparguete com cavala elaborado com o contributo do trio de presidentes e está em condições de afirmar que estava uma delícia!

Agora que o périplo da campanha de promoção da cavala pelos mercados algarvios está prestes a acabar – faltam apenas Vila Real de Santo António (23 de agosto) e Tavira (25) – José Apolinário faz um balanço «muito positivo» da iniciativa. «Ao longo deste mês e desde que iniciámos estas aulas de culinária nos mercados, são cada vez mais as pessoas que se mostram interessadas em utilizar a cavala», garantiu.

«O nosso próximo passo deverá ser organizar sessões de promoção da cavala dirigidas aos chefs de cozinha. Trata-se de uma espécie muito rica em termos nutricionais, muito versátil, abundante e barata. Por isso, só há vantagens em consumi-la cada vez mais!», acrescentou José Apolinário.

Depois de passar por Vila Real de Santo António e Tavira, a campanha sai do Algarve e prossegue em Coimbra (31), Matosinhos (6 de setembro), Nazaré (7 e 8), Porto (13), Aveiro (14), Ílhavo (15), Sines (21), Sesimbra (22), Viana do Castelo (28) e finalmente Póvoa de Varzim (29 de setembro).

 

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