Sinais dos tempos?

Eu não sou comentadora política, nem tenho pretensões a isso, mas a Festa do Pontal, que teve lugar na terça-feira […]

Eu não sou comentadora política, nem tenho pretensões a isso, mas a Festa do Pontal, que teve lugar na terça-feira à noite, suscitou-me algumas reflexões.

Primeiro porque esta será provavelmente a última vez em que a grande festa do PSD no Algarve tem lugar na noite de 14 de agosto. É que, até este ano, tal noite era véspera de um feriado.

Mas, por obra e graça do atual governo, com uma mãozinha da “troika”, em 2013 o dia 15 de agosto já não será feriado, por isso a festa terá que mudar-se para uma data mais auspiciosa.

Curioso ainda é que esta que é a última Festa do Pontal em véspera de feriado do meio do Verão tenha sido presidida precisamente pelo primeiro-ministro que acabou com esse feriado…

Outra questão é a da mudança da Festa do Pontal, que começou por ser uma sardinhada popular no pinhal do Pontal, perto de Faro, depois se mudou para novas localizações, até aterrar, nos últimos anos, no Calçadão de Quarteira. Mesmo com todas essas mudanças, com mais ou menos organização, a festa nunca deixou de ser popular – a fazer jus à matriz do próprio PPD/PSD.

Mas a sua mudança para um salão de casamentos e batizados de um hotel de 4 estrelas junto a um parque aquático matou, de vez, esse cariz popular da festa.

Talvez isso explique a falta de entusiasmo manifestada pelos militantes e simpatizantes do PSD que, na terça-feira à noite, participaram na festa-comício: bandeiras havia poucas e praticamente só foram agitadas quando entrou o líder social-democrata Passos Coelho.

E os discursos quase não aqueceram a noite…Serão sinais dos tempos?

Comentários

pub