Samuel Caldeira foi o melhor português do dia na última etapa da Volta a Portugal

O algarvio Samuel Caldeira, da Carmim/Prio/Tavira, alcançou hoje o terceiro posto na 10ª e última etapa da Volta a Portugal, […]

O algarvio Samuel Caldeira, da Carmim/Prio/Tavira, alcançou hoje o terceiro posto na 10ª e última etapa da Volta a Portugal, o que lhe valeu uma subida ao pódio e o prémio de melhor português do dia.

Caldeira tentou mais uma vez lutar pela discussão da vitória, e embora não conseguisse chegar ao 1º lugar esteve nos melhores do top 3: “tentei sprintar para a vitória, mas os outros dois corredores revelaram-se mais fortes”, disse o sprinter do grupo algarvio.

No final da 74ª Volta a Portugal, o grande vencedor foi o espanhol David Blanco (Efapel-Glassdrive), que este domingo venceu a prova pela quinta vez, após a 10ª e última etapa, entre Sintra e Lisboa, ganha ao sprint pelo sul-africano Reinardt van Rensburg (MTN Qhubeka).

Depois de ter ganho em 2006, 2008, 2009 e 2010 (estas três últimas ao serviço do Tavira), igualando os quatro êxitos do português Marco Chagas, David Blanco, de 37 anos, confirmou o quinto triunfo e tornou-se o corredor com mais vitórias na principal prova velocipédica nacional.

Na chegada a Lisboa, Van Rensburg, líder da classificação por pontos, concluiu 145,9 quilómetros da última tirada da 74ª edição em 3:56.45 horas, impondo-se ao sprint ao holandês Boy van Poppel (United Healthcare) e ao português Samuel Caldeira (Camim-Prio).

Para a equipa algarvia, e concluída a competição, o balanço não é muito positivo, como admite o diretor desportivo Vidal Fitas: “o nosso objetivo passava pela discussão da Volta, mas não tivemos muita sorte, perdemos o Ricardo Mestre, o líder da equipa e tudo se complicou”.

Mestre sofreu uma queda aparatosa e viu-se forçado a abandonar a competição, deitando por terra as aspirações algarvias.

Apesar do desenvolvimento da prova menos feliz para a formação tavirense, Alejandro Marque deu uma vitória à Carmim/Prio/Tavira ontem, no Contrarrelógio Individual e subiu ao pódio como o homem do dia.

O final foi hoje em Lisboa, com Samuel Caldeira a subir ao pódio.

Na classificação geral, Nelson Vitorino (11º) foi quem subiu mais alto na tabela, logo seguido de David Livramento (12º).

 

Nota: As fotos são da autoria de Paulo Lourenço:

Comentários

pub