Royal Institute of Navigation distingue oficial da Marinha Portuguesa

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição foi agraciado com o prémio anual do Royal Institute of Navigation, que decidiu premiar […]

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição foi agraciado com o prémio anual do Royal Institute of Navigation, que decidiu premiar os resultados alcançados no mestrado em “Tecnologias de Navegação” que o oficial da Marinha frequentou entre 2009 e 2011.

Foi através de carta do diretor do Royal Institute of Navigation que o Comandante Plácido da Conceição ficou a saber que tinha sido galardoado com o prestigiado prémio.

Para o atual comandante da corveta Baptista de Andrade, esta distinção “constitui um forte incentivo pessoal e profissional para continuar empenhado na investigação e desenvolvimento das técnicas e métodos de navegação”.

Para este Alcobacense, atualmente a residir em Palmela, o momento é também de partilha aproveitando para “agradecer aos militares da Marinha Portuguesa, em particular aos oficiais Navegadores, pelos ensinamentos transmitidos e experiências partilhadas que foram determinantes para o resultado do mestrado.”

E realça ainda o empenhamento da Marinha “em assegurar a continuidade do conhecimento e do desenvolvimento das técnicas de navegação, respeitando a tradição dos navegadores Portugueses. Testemunho deste resultado é o facto dos três oficiais especializados em Navegação que já frequentaram este mestrado, todos foram agraciados com este mesmo prémio”.

A entrega da medalha e do prémio realizou-se no mês de julho por ocasião da Assembleia Geral Anual do Royal Institute of Navigation, na Royal Geographical Society, em Londres.

O Comandante Plácido da Conceição frequentou o mestrado em “Positioning and Navigation Technology”, no Nottingham Geospatial Institute’s da Universidade de Nottingham, entre setembro de 2009 e novembro de 2011, em regime de part-time, tendo sido habilitado com o grau de Master of Science with distinction.

O Royal Institute of Navigation é uma associação científica britânica, de índole não-governamental e com estatuto de utilidade pública, destinada a congregar todos os que tenham interesse na navegação, a promover o desenvolvimento da navegação em todas as suas vertentes e a aumentar a perceção pública relativa à importância da navegação.

O Capitão-Tenente Vítor Plácido da Conceição ingressou na Escola Naval em 1989, especializou-se em “Navegação” em 2000. Ao longo da sua carreira já serviu em várias unidades nomeadamente na Fragata Álvares Cabral, na lancha fiscalização rápida Águia, que comandou de 1997 a 1999 e no Instituto Hidrográfico, entre outras. Desde 28 de Junho de 2012 é o Comandante do NRP Baptista de Andrade.

Comentários

pub