Pedro Castelo Xavier reeleito presidente do PSD/Portimão

Pedro Castelo Xavier foi esta quinta-feira reeleito como presidente da Comissão Política Concelhia do PSD/Portimão, derrotando assim o outro candidato, […]

Pedro Castelo Xavier foi esta quinta-feira reeleito como presidente da Comissão Política Concelhia do PSD/Portimão, derrotando assim o outro candidato, Helder Renato Rodrigues.

A Lista A, de Pedro Xavier, ganhou tanto na Comissão Política, como na Mesa da Assembleia do Plenário de Secção, onde, curiosamente, havia lista única, encabeçada pelo médico João Amado, e apoiada pelos líderes de ambas as listas.

Assim, para a Mesa, a lista de João Amado recebeu três votos nulos, 32 brancos e 193 votos a favor.

No caso da Comissão Política, houve quatro votos brancos, 93 (32,06%) na Lista B de Helder Renato, e 131 (45,17%) na Lista A, de Pedro Xavier. Podiam votar 290 militantes, com as quotas em dia, pelo que exerceram o seu direito 78,62%.

Este alto valor de participação motivou o primeiro comentário do presidente reeleito dos social-democratas portimonenses. Em declarações ao Sul Informação, Pedro Xavier disse que tais resultados mostram «que o partido se mobilizou para estas eleições e que escolheu uma linha de continuidade em relação ao trabalho feito nos últimos dois anos».

Pedro Xavier acrescentou que a prioridade são agora as Eleições Autárquicas do próximo ano, nas quais o atual presidente da Câmara de Portimão, o socialista Manuel da Luz, não se pode recandidatar, por ter atingido o limite máximo de mandatos consecutivos.

Isto é visto como uma oportunidade pelos social-democratas, para tentarem finalmente conquistar uma autarquia que desde as primeiras eleições é governada pelo PS.

Pedro Xavier garantiu que o candidato (ou candidata) do PSD à Câmara de Portimão «ainda não está escolhido», mas recordou que, segundo as diretivas do partido, «a escolha dos candidatos locais deve ser feita até Dezembro».

No entanto, o presidente reeleito da Concelhia do PSD/Portimão salientou que é preciso esperar ainda um «aclaramento» da nova lei das autarquias, que «está neste momento nas mãos do ministro Miguel Relvas», para saber quais os órgãos a que será preciso concorrer e em que moldes.

Mas o PSD/Portimão, de novo sob o comando de Pedro Xavier, tem já um candidato em mente? O líder social-democrata portimonense responde: «o PSD tem um conjunto de pessoas muito válidas, que, nos últimos 38 anos, têm representado o partido em todos os órgãos autárquicos e não só», por isso, tem muito «por onde escolher».

E Pedro Xavier poderá ser o candidato? «Neste momento não sou», garantiu o próprio.

Apesar das tentativas, o Sul Informação não conseguiu falar com Helder Renato Rodrigues. No entanto, no seu mural no Facebook, o candidato derrotado já deu os parabéns ao seu opositor, que considerou «merecido vencedor das eleições internas do PSD Portimão». «Pelo número de militantes participantes quem venceu foi o PSD!», acrescentou.

Comentários

pub