Mendes Bota pergunta: porque continua encerrada a Pousada de S. Brás de Alportel?

Prestes a cumprirem-se três anos sobre o encerramento da Pousada de S. Brás de Alportel, o deputado do PSD Mendes […]

Prestes a cumprirem-se três anos sobre o encerramento da Pousada de S. Brás de Alportel, o deputado do PSD Mendes Bota interrogou o Governo sobre os porquês de tal situação que, no seu entender, está a lesar o desenvolvimento turístico da zona interior do Algarve.

O parlamentar algarvio sublinha que «têm corrido insistentes rumores sobre a iminência da alienação» da antiga pousada «a um grupo hoteleiro francês», mas, «até hoje, não se confirmou essa transação, e a unidade continua de portas fechadas, seguramente a degradar-se, como acontece a qualquer imóvel fechado, e com claro prejuízo para o desenvolvimento turístico do interior do Algarve, e do município de S. Brás de Alportel em particular».

Mendes Bota salienta mesmo que, «pior do que isso, há notícias de roubos de estruturas metálicas».

«Sinal do desprezo a que tem sido votada a Pousada é que nem sequer existe um aviso sobre o encerramento, para dar uma explicação aos turistas que para ali se dirigem acreditando que o estabelecimento está a funcionar», adianta ainda.

Na sua questão enviada ao Ministério da Economia e do Emprego, Bota recorda que a Pousada de S. Brás de Alportel foi «edificada na década de quarenta do século passado», sendo «simultaneamente, um exemplo do estilo “Estado Novo”, e da arquitetura típica das casas algarvias, com telhados em açoteias e chaminés rendilhadas, formas arredondadas e paredes brancas».

A pousada «localiza-se em pleno coração da Serra do Caldeirão, a poucos minutos da vila de S. Brás de Alportel, e a apenas 20 quilómetros de Faro, dali se vislumbrando a maravilhosa paisagem da Ria Formosa com o mar azul ao fundo».

«Este edifício, projetado pelo arquitecto Miguel Jacobetty, foi uma das primeiras sete pousadas que se construíram em Portugal. Inicialmente, com apenas cinco quartos, depois com 14, viu com as obras de 1997 ser ampliada a sua oferta hoteleira para 33 quartos, a par de uma restauração que foi uma referência da gastronomia algarvia», lembra ainda o deputado social-democrata.

Durante muitos anos, «esta unidade foi o único estabelecimento hoteleiro com cotação internacional que garantiu a S. Brás de Alportel uma presença no mercado turístico.

Pertencente à ENATUR, fez parte do pacote de unidades hoteleiras cedidas em exploração ao Grupo Pestana Pousadas S.A».

No entanto, e «infelizmente, este grupo viria a encerrar (temporariamente, segundo disse na altura) a Pousada de S. Brás de Alportel, alegando uma menor procura, derivada da recente abertura da Pousada do Palácio de Estoi».

«Mais tarde, o Grupo Pestana acabaria por se desvincular em definitivo desta Pousada, retornando a ENATUR ao exercício pleno da sua condição de proprietária do imóvel», acrescenta Mendes Bota.

Por tudo isso, o deputado quer saber «qual o ponto de situação da Pousada de S. Brás de Alportel?», se «mantém o Governo, através da ENATUR, a intenção de alienar o imóvel com os fins para que foi criado?», «que esforços tenciona implementar nesse sentido?» e se «considera, ou não, que a reabertura desta unidade hoteleira é estrategicamente importante para o desenvolvimento turístico do interior algarvio?»

Comentários

pub