Fuseta apresenta exposição fotográfica sobre a procissão marítima

A sala multiusos da Fuseta, na Junta de Freguesia, acolhe a partir de amanhã, dia 22 de agosto, e até […]

A sala multiusos da Fuseta, na Junta de Freguesia, acolhe a partir de amanhã, dia 22 de agosto, e até 30 de setembro, uma exposição fotográfica que retrata a procissão marítima das Festas em Honra de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Livramento, vista pelos olhares dos fotógrafos da ALFA (Associação Livre de Fotógrafos do Algarve).

As principais festas da freguesia da Fuseta (Olhão) são uma manifestação religiosa onde as atividades recreativas e a animação musical têm um papel de relevo e datam dos tempos antigos em que a freguesia integrava o concelho de Tavira.

A festa do orago da freguesia, Nossa Senhora do Carmo, religiosa e profana, é fruto da grande devoção dos pescadores à Virgem, desde os tempos em que iam para a faina bacalhoeira, para os mares da Terra Nova e da Gronelândia.

A Romaria de Nossa Senhora do Livramento tinha três fases. A primeira decorria entre Março e Abril, continuando ainda presente na Festa de Nossa Senhora do Carmo, com a chegada da imagem de Nossa Senhora do Livramento por terra, a pé, em romaria até à capelinha.

A segunda fase celebrava-se nos meses de Setembro e Outubro, com a Romaria da Despedida, quando iam para os mares da Terra Nova. Os romeiros iam a pé ou de carro de mula orar à capelinha, fazendo um piquenique, depois das preces.

A Romaria da Chegada e Agradecimento à Senhora do Livramento é a terceira fase da festa e inclui  cantigas populares, onde a alegria está sempre presente. A chegada e a partida da imagem de Nossa Senhora do Livramento para as festas do orago da Freguesia de Fuseta faz-se por mar, numa procissão em que participam os barcos todos engalanados.

Participam nesta exposição que visa documentar as tradições da comunidade piscatória da Fuseta os fotógrafos Ana González, Ana Luísa Gonçalves, Carla Matos, Dora Martins, Manuel Coelho, Mauro Rodrigues e Vitor Azevedo.


Comentários

pub