Fim de semana com muito marisco e sardinha no agosto algarvio

Não há substituto para o marisco fresco ou para a sardinha gorda encaixada no pão, por isso o fim de […]

Não há substituto para o marisco fresco ou para a sardinha gorda encaixada no pão, por isso o fim de semana convida ao petisco no Festival da Sardinha, em Portimão, e no Festival do Marisco, em Olhão. Duas propostas saborosas para passar o final de tarde e a noite à mesa com amigos ou família, até domingo.

Os apreciadores do peixe miúdo têm uma boa oportunidade para saciar o apetite no Festival da Sardinha, a decorrer desde o dia 03 no Parque de Feiras e Exposições de Portimão. A partir das 18h30, a sardinha assada serve-se acompanhada por salada montanheira e um bom vinho, de preferência regional.

O festival termina no sábado, com um concerto de Pedro Abrunhosa às 22h30, mas esta noite o som do palco principal será do coletivo Ar de Rock, com Miguel Gameiro, Luís Portugal, Zé Manel (ex-Fingertips) e Rui Pargal da Cunha.

Como alternativa à sardinha, e para bocas mais complexas, o Festival do Marisco de Olhão é outro ponto de referência por estes dias. Até domingo, o marisco não faltará nas mesas dos visitantes: santolas, lavagantes, camarões, búzios, amêijoas, sapateiras e gambinhas fritas são apenas alguns pitéus disponíveis neste festival que oferece ainda muita música.

Hoje sobem ao palco os Bandit Beatles, amanhã Rui Veloso e no domingo a Banda Calypso. Tudo a partir das 19h30, no jardim Pescador Olhanense.

Mas o marisco não é o único a estar em alta em agosto. Entre os dias 17 e 26, é tempo da Fatacil, um dos certames generalistas mais importantes do Sul do país. Além do artesanato e dos produtos tradicionais, haverá música no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa, com Cuca Roseta e Teresa Tapadas, Boss AC, André Sardet, José Cid, Quim Barreiros, David Carreira, Amor Eletro, Tim & Companheiros de Aventura, Aurea e Paulo Gonzo, por esta mesma ordem.

E para quem gosta de (ver) dançar, nada melhor do que passar pela doca de Faro entre 18 e 26 de agosto para os ritmos e danças dos povos do mundo. O FolkFaro regressa este ano com grupos de vários países e continentes, num total de 300 participantes, para colorir a cidade com danças, cantares e trajes populares. A gala de abertura é no dia 18, no Teatro das Figuras, às 21h30.

No mesmo dia, mas no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, os sons serão outros e irão recordar os maiores êxitos dos Pink Floyd. Quem é que não se lembra de ‘Wish You Were Here’, ‘Another Brick in the Wall’ ou de ‘Money’? O concerto de homenagem ao grupo inglês terá a duração de duas horas e levará ao palco doze músicos, a partir das 22h00.

De Portimão para Castro Marim, para quatro dias e quatro noites de Idade Média: os XV Dias Medievais vão fazer recuar a vila até uma época habitada por reis e rainhas, nobres, monges, cavaleiros destemidos e monstros. De 23 a 26 de agosto, no castelo e na vila de Castro Marim, os serões serão animados com torneios, jogos tradicionais, animações de rua e execuções de tarefas de então. Das 15h00 às 24h00.

Entretanto, em São Brás de Alportel, terá lugar a Festa Rural do Peral, incluída no cartaz de verão da autarquia. Dias 26, 27 e 28, às 21h00, com toda a tradição dos bailes e ranchos da região.

Agora o desporto: o Motorsport Vodafone está de volta ao Autódromo Internacional do Algarve para uma jornada que coloca em pista alguns dos melhores pilotos do motociclismo nacional. Para não os perder, basta deslocar-se a Portimão entre os dias 25 e 26.

E o teatro continua em destaque com o espetáculo Mendes.come, que passa em revista os melhores momentos dos 30 anos de carreira de Fernando Mendes. Ideal para quem gosta de rir sem pedir licença, mantém-se até ao dia 26 no Teatro Municipal de Portimão.

Todos estes momentos de animação estão integrados no programa «Algarve com Eventos», também disponível em www.visitalgarve.pt, que pretende juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias, divulgando-a num folheto comum que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região.

Comentários

pub