Festival de Observação de Aves tem atividades para toda a família

As inscrições para a 3ª edição do Festival de Observação de Aves, que decorre entre 30 de setembro e 7 […]

As inscrições para a 3ª edição do Festival de Observação de Aves, que decorre entre 30 de setembro e 7 de outubro, em Sagres, já estão abertas.

A iniciativa promovida pelo Município de Vila do Bispo e a Associação Almargem, que conta com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves como entidade executora, tem à disposição dos participantes um leque ainda mais variado de atividades, dirigido a adultos e crianças.

As aves são a atração principal deste festival, que tem por objetivo divulgar e impulsionar o turismo ornitológico na região algarvia e posicionar Sagres como um destino obrigatório dos birdwatchers, nacionais e estrangeiros.

Contudo, será também possível participar em atividades de observação de golfinhos ou mesmo dar um passeio de burro. O objetivo é complementar a observação de aves com outras atividades ligadas à natureza, atrativas para toda a família.

Este ano, o Festival foi alargado a mais dias, estendendo-se por uma semana. Nos primeiros dias, o Festival estará aberto apenas a públicos específicos, nomeadamente, empresas, técnicos de Câmaras Municipais, Universidades, escolas do concelho de Vila do Bispo, caçadores, pescadores e população local.

As portas do festival abrem-se para o público em geral nos três últimos dias do evento, de 5 a 7 de outubro.

As atividades previstas vão dividir-se entre saídas de campo, passeios de barco, ações de monitorização de aves acompanhadas por especialistas, mini-cursos temáticos, cursos, jogos, tertúlias, entre muitas outras. Para a família, destacam-se os ateliers de educação ambiental, a construção de caixas-ninho, os passeios de burro e de cavalo, e muito mais!

Os agentes locais, incluindo alojamentos, restauração e animação turística, uniram-se para receber da melhor forma os participantes, oferecendo preços especiais.

A Península de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna. Este local alberga espécies únicas na região e é palco de um fenómeno natural que, em Portugal, não encontra semelhante – a migração outonal de aves planadoras.

De agosto a novembro, esta zona torna-se no principal corredor migratório do país para cegonhas, águias, abutres, gaviões, falcões, etc., sendo possível observar praticamente todas as espécies de aves planadoras que ocorrem em Portugal, bem como algumas raridades. Sagres é igualmente um local bastante interessante para observar aves marinhas, estepárias, passeriformes, entre outras.

Consulte o programa e inscreva-se em http://www.birdwatchingsagres.com/.

Esta edição conta mais uma vez com o financiamento do POAlgarve 21, que financia 65% do evento, sendo esta uma das muitas ações do Projeto “Via Algarviana II – Ecoturismo no Interior do Algarve” do qual a Associação Almargem é promotora e o Município de Vila do Bispo parceiro.

A 3ª Edição do Festival de Observação de Aves de Sagres é uma ação no âmbito da candidatura da Via Algarviana II , aprovada em 1,4 milhões de euros, e que beneficia do cofinanciamento de 950 mil euros do PO Algarve 21, fundos europeus do QREN. A comparticipação Nacional será de 512 mil euros repartidos pela Almargem, Autarquias, ATA e ERTA.

 

 

Acompanhe o Festival em:

twitter.com/spea_birdlife

facebook.com/pages/Birdwatching-Festival-of-Sagres

www.birdwatchingsagres.com

Comentários

pub