Encontro de cultura cubana traz debates, exposições e documentários a Vila Real de Santo António

O Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António recebe, entre 23 e 31 de agosto, mais uma edição […]

O Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António recebe, entre 23 e 31 de agosto, mais uma edição do Encontro de Cultura Cubana.

Durante duas semanas, Vila Real de Santo António apresenta um cartaz de exposições, filmes e conferências que visam estreitar os laços entre a cidade pombalina e a cultura da República de Cuba, o que, aliás, já vem sendo desenvolvido, há alguns anos, através do protocolo de geminação estabelecido com a cidade de Playa (2006) e de outros acordos de cooperação com os serviços de saúde de Cuba.

A edição de 2012 do Encontro de Cultura Cubana arranca esta quinta-feira, dia 23, às 18h00, no salão nobre da Câmara Municipal de VRSA, e conta com a presença do Primeiro Secretário da Embaixada da República de Cuba em Portugal, Melne Martínez Hernández.

Às 18h15, a sessão prossegue com uma conferência sobre «A Realidade Cubana», dirigida por Erasmo Lascano López.

Também no dia 23, às 19h00, será inaugurada, no Arquivo Histórico Municipal, a exposição de pintura «Horizontes», que conta com trabalhos de Eurico Borges e de Enrique Ávila, dois pintores com rumos distintos, mas com um ponto em comum: a ligação à cultura cubana.

Além da exposição, que se manterá de portas abertas até ao dia 31, entre as 15h00 e as 21h00, o arquivo histórico acolhe um ciclo de documentários e filmes produzidos por cineastas cubanos ou que, de alguma forma, refletem a cultura daquele país.

Assim, no dia 24 de Agosto, às 18h30, estão agendadas as projeções dos filmes/documentários «La Bala», «La bella del Alhambra» e «Nosotros, la Música».

Já a 28 de Agosto, às 18h30, serão exibidas as películas «La edad de la peseta» e o documentário «Filme animado: 20 años».

No dia 30 de agosto, à mesma hora, passam os filmes/documentários «Sin crónica» e «Sentir Cuba».

O Encontro de Cultura Cubana encerra no dia 31, às 18h00, no Arquivo Histórico Municipal. A cerimónia conta com a presença de Sua Ex.ª o Embaixador de Cuba em Portugal.

A iniciativa dá seguimento aos múltiplos acordos estabelecidos com Cuba em diversas áreas, nomeadamente na cultura (intercâmbio cultural), educação, desporto, saúde (medicina desportiva), desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

Comentários

pub