Ciência no Verão convida a descobrir o céu na noite olhanense

O Centro de Ciência Viva do Algarve promove, na noite de 29 de agosto, entre as 22h00 e a meia-noite, […]

O Centro de Ciência Viva do Algarve promove, na noite de 29 de agosto, entre as 22h00 e a meia-noite, no Jardim Pescador Olhanense, a iniciativa Ciência no Verão 2012, que conta com o apoio do Município de Olhão.

O evento, de acesso gratuito, permite a observação noturna com telescópio, através do qual será possível contemplar as estrelas, a Lua e os planetas do sistema solar e espreitar objetos longínquos no firmamento.

Ao longo da noite, em frente à PSP de Olhão, será possível observar a Lua (após o Quarto Crescente), com o seu relevo realçado pela iluminação do Sol, os planetas Saturno e Marte, enxames de estrelas, entre outros objetos no céu, sempre acompanhados de explicações dos técnicos sobre as origens ou consequências dos fenómenos visíveis.

No céu teremos a Lua com o bordo Oeste a mostrar-nos as crateras bem definidas devido ao ângulo com que o Sol a ilumina, e que possivelmente será a grande “estrela” da noite junto dos mais novos.

No âmbito desta iniciativa nacional, realizam-se por todo o País mais de 1700 atividades até ao dia 15 de setembro, organizadas pela Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, em parceria com instituições científicas, associações de astrónomos, escolas, museus e Centros de Ciência Viva.

Aproveitar as noites de Verão para conhecer melhor o Universo é a sugestão que o Centro de Ciência Viva do Algarve, neste caso, faz a todos os residentes e visitantes para passar uma noite diferente no jardim da zona ribeirinha de Olhão.

Mais informações: 808 200 205 (Número Azul) – das 09h00 às 18h00 ou www.cienciaviva.pt/veraocv/2012/

 

Comentários

pub