Cavala motiva aulas de culinária gratuitas no Mercado Municipal de VRSA

O Mercado Municipal de Vila Real de Santo António recebe, no dia 23 de agosto, duas aulas de culinária promovidas […]

O Mercado Municipal de Vila Real de Santo António recebe, no dia 23 de agosto, duas aulas de culinária promovidas pela Docapesca, cujo ingrediente base será a cavala.

A atividade, promovida pela Docapesca, decorre entre as 10h00 e as 11h00 e as 11h00 e as 12h00 e conta com a presença de chefs e alunos da Escola de Hotelaria do Algarve, que ensinarão os participantes a confecionar a cavala de uma forma rápida e inovadora.

A participação na iniciativa é totalmente gratuita, bastando para tal a inscrição prévia através do telefone 281 510 000 ou do email [email protected]. Cada aula está limitada a 12 pessoas.

A demonstração é apoiada pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e insere-se no projeto «Comprovativo de compra em lota», que está a decorrer durante o Verão nos mercados municipais e nas grandes superfícies.

A cavala foi a espécie eleita devido às suas características gastronómicas e nutricionais e por ser abundante na costa portuguesa, sem restrições atuais de contingente.

De resto, é um peixe de sabor intenso e de fácil preparação devido à ausência de escamas e que pode ser utilizado tanto na cozinha tradicional, como nas mais sofisticadas preparações culinárias.

O objetivo do Comprovativo de Compra em Lota (CCL) é contribuir para a valorização do pescado transacionado nas lotas do continente português e, consequentemente, para a sustentabilidade e rentabilidade do setor das pescas em Portugal.

O CCL permite também identificar a zona de captura e a arte de pesca utilizada para capturar o pescado. Desta forma, o consumidor possui a informação necessária para fazer uma compra consciente e responsável.

 

Comentários

pub