Aprenda a cozinhar cavala no Mercado Municipal de Tavira

O Mercado Municipal de Tavira acolhe, no próximo dia 25 de agosto, sábado, a campanha promocional dedicada à cavala, promovida […]

O Mercado Municipal de Tavira acolhe, no próximo dia 25 de agosto, sábado, a campanha promocional dedicada à cavala, promovida pela Docapesca, com o apoio da Câmara Municipal de Tavira.

Os visitantes podem participar em degustações gratuitas e aulas de culinária com chefes e alunos da Escola de Turismo e Hotelaria do Algarve, por forma a aprender a confecionar receitas inovadoras com cavala fresca e em conserva.

Irão realizar-se duas aulas de culinária, das 10h00 às 11h00 e das 11h00 às 12h00, estando a participação sujeita a inscrição prévia, a efetuar no Mercado Municipal de Tavira (aberto até às 14 horas).

Esta iniciativa vem reforçar a prática de uma alimentação saudável, com produtos locais, preconizada pela Dieta Mediterrânica. Refira-se que Tavira é a comunidade representativa da candidatura portuguesa da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Alguns peixes, como a cavala, sardinha ou o carapau, são extremamente ricos em gordura polinsaturada, especialmente os ácidos gordos ómega-3.

Estudos científicos provam que o ómega 3 tem um papel protetor sobre o sistema cardiovascular e cerebrovascular e preventivo sobre doenças como cancro, aterosclerose e Alzheimer. A falta de ingestão de ómega 3, por um período prolongado de tempo, tem sido associada com atrasos no crescimento, problemas de visão e distúrbios neurológicos.

Estes ácidos essenciais ao nosso organismo devem ser componentes fundamentais na nossa alimentação. Estudos comprovam o seu papel na prevenção das doenças cardiovasculares e há também muitas provas científicas que atestam outros benefícios, nomeadamente ao nível do bem-estar e na prevenção da depressão e da obesidade.

Para fornecer a dose diária recomendada de 500mg de ómega 3 (EPA+DHA), são necessários:

  • 250 g de bacalhau ou camarão
  • 170 g de pescada
  • 100g de polvo
  • 30g de dourada
  • e apenas 15 g de sardinha, carapau ou Cavala.

Depois de já ter passado por quase todo o Algarve em sessões nos mercados municipais que começaram em julho, esta semana, e antes de Tavira, que marca o fim do périplo da campanha por terras algarvias, vai haver ainda uma sessão em Vila Real de Santo António, no dia 23.

Depois a campanha sai do Algarve e prossegue em Coimbra (31), Matosinhos (6 de setembro), Nazaré (7 e 8), Porto (13), Aveiro (14), Ílhavo (15), Sines (21), Sesimbra (22), Viana do Castelo (28) e finalmente Póvoa de Varzim (29 de setembro).

Saiba mais sobre a campanha da cavala em www.docapesca.pt.

Comentários

pub