Albufeira celebra festas de Nossa Senhora da Orada

As festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Orada decorrem de 13 a 15 de agosto, em Albufeira. Trata-se […]

As festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Orada decorrem de 13 a 15 de agosto, em Albufeira. Trata-se de uma das tradições religiosas mais antigas da região que já faz parte do cartaz turístico da cidade.

Antiga vila piscatória, as gentes de Albufeira têm uma enorme devoção por Nossa Senhora, a qual está bem patente nos “ex-votos” que se encontram na ermida da Orada e que ilustram os milagres da Padroeira dos pescadores.

As celebrações têm início no dia 13 de agosto, às 19h00, com toque das Ave Marias e salva de foguetes, a que se segue, pelas 21h30, missa na capela de Nossa Senhora e Procissão de Velas.

A 14 de agosto a Festa começa com alvorada de foguetes e repique festivo dos sinos da Igreja Matriz, pelas 9h00. Às 10h00, tem lugar a abertura da Ermida com exposição de Arte Sacra alusiva ao culto a Nossa Senhora da Orada, em Albufeira, ao longo de cinco séculos.

Os visitantes podem também apreciar uma exposição de trabalhos realizados ao longo do ano pelas crianças da catequese.

Às 18h00 decorre a Missa Solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada.

O ponto alto das Comemorações acontece ao final da tarde, pelas 19h00, com a tradicional Procissão em que os pescadores, em barcos todos engalanados, transportam a imagem da sua Padroeira até ao Porto de Abrigo.

Segue-se a Bênção dos pescadores e das suas embarcações e o regresso à Ermida com saudação final.

A Festa conta, também, com um programa de animação, onde não faltam as tasquinhas, no adro da Ermida, para que os visitantes possam degustar a deliciosa gastronomia da região. A música portuguesa e a etnografia completam o cartaz.

No dia 14, pelas 21h30, o Rancho Folclórico de Albufeira exibe os costumes e tradições desta zona do Algarve, patentes nos trajes típicos e nas animadas danças e cantares, de que são exemplo o baile de roda e o corridinho. O baile encerra pelas 22h00 com a atuação da jovem Filipa Sousa, na escadaria da Capela.

As festividades terminam no dia 15 com a celebração do Dia da Assunção de Nossa Senhora. O programa deste dia começa, às 10h00, com missa na Igreja Matriz de Albufeira.

Às 11h30 tem lugar uma missa campal na Quinta da Balaia. As comemorações encerram às 19h00 com a missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada.

Comentários

pub