Universidade e empresas do Algarve querem oferecer 70 propinas a alunos de mérito

A Universidade do Algarve vai atribuir bolsas de mérito no valor de um ano de propina aos melhores alunos de […]

A Universidade do Algarve vai atribuir bolsas de mérito no valor de um ano de propina aos melhores alunos de escolas algarvias que se inscrevam no primeiro ano de um curso da instituição, com o patrocínio de diversas empresas da região.

A iniciativa foi hoje apresentada no Campus de Gambelas da UAlg, em Faro, numa sessão que contou com a presença de representantes das 22 empresas que já aderiram ao programa.

Das empresas que já se sabe que irão atribuir bolsa, a larga maioria são algarvias. «O que foi pedido a cada empresa foi que se responsabilizasse por uma bolsa. Mas há várias que se disponibilizaram a apoiar mais do que um aluno», disse ao Sul Informação o reitor da Ualg João Guerreiro.

Estes apoios são acumuláveis com bolsas de Ação Social e pretendem aliciar os melhores alunos que acabam o secundário na região a prosseguir os estudos no Algarve.

Ao todo, são já 30 as empresas que se associaram ou mostraram interesse em apoiar um estudante que ingresse este ano na Ualg e «contamos chegar às 40 ainda antes do início do ano letivo. Esperamos chegar às 60 ou 70 bolsas este ano», revelou João Guerreiro, na apresentação do programa de bolsas.

«A ideia é dar um incentivo aos melhores alunos da região para que fiquem na região. Todos os anos, algumas centenas escolhem ir para fora, ou porque querem seguir cursos que não existem na UAlg ou por outras razões pessoais e familiares. O nosso objetivo é que a fracção que pode ficar no Algarve opte pela Universidade do Algarve», acrescentou.

Da parte das empresas, além da responsabilidade social, o ênfase vai para o retorno futuro que as próprias podem colher, por ajudar a universidade a fixar bons alunos na região. «Já nos foi transmitido por muitas das empresas que gostariam de acompanhar estes alunos ao longo do curso», algo que está em cima da mesa.

Neste caso, a bolsa não terá um cariz social, já que «há bolsas específicas para esse efeito a que os alunos podem concorrer», pelo que a condição financeira do candidato não será avaliada.

João Guerreiro também admite que a medida possa ser estendida a alunos que terminem o liceu fora da região, em anos vindouros, frisando que este ano «o processo foi feito num curto espaço de tempo».

«Os alunos de cá serão privilegiados, até porque o Algarve é a nossa principal área de recrutamento. Mas, no futuro, admitimos apoiar bons alunos que venham de outras regiões, se a média assim o justificar e ainda houver bolsas para atribuir», disse.

As empresas já associadas à iniciativa, nas áreas do turismo, da banca e da saúde, a nível nacional, e dos serviços tecnológicos, imobiliário, automóveis, rent-a-car e centros comerciais, a nível regional, são: Algardata, ANA – Aeroporto de Faro, Aviludo, Autódromo Internacional do Algarve, BPI, Fórum Algarve, Garrafeira Soares, Grupo Enolagest – Garvetur, Grupo Pestana, Grupo Rolear, HPP Saúde, Inesting, Litografis, Lusort – Algarve, Metalofarense, MSCAR, Pine Cliffs, Quinta do Lago, Vale do Lobo Algarve, Visualforma, Vila Galé e Zoomarine.

 

Estágios também fazem parte do protocolo

 

Além das bolsas de mérito, as 22 empresas que assinaram um protocolo de colaboração com a Ualg esta quarta-feira também aceitaram estender o seu programa de estágios para alunos formados na Ualg. Uma prática que «é comum» e que leva a que quase todos os empresários presentes tenham testemunhado que contam com muitos quadros formados no Algarve.

Em muitos casos, os responsáveis ou representantes das empresas são ex-alunos da instituição.

 

Nota: Fotos da conferência de imprensa são da autoria da Universidade do Algarve

Comentários

pub