Startup Weekend: Portimão recebe uma das maiores iniciativas de promoção do empreendedorismo

A Beta-i (Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo) e a Startup Weekend, uma organização sem fins lucrativos baseada em […]

A Beta-i (Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo) e a Startup Weekend, uma organização sem fins lucrativos baseada em Seattle, EUA, dedicada à promoção do empreendedorismo, realizam em Portimão, no espaço de cafetaria do Museu, nos dias 20,21 e 22 de Julho, uma nova edição do Startup Weekend, com a colaboração do Município de Portimão.

Trata-se de uma iniciativa internacional que pretende apoiar a criação de novas empresas e negócios, numa das regiões do país mais afetadas pela crise económica, mas simultaneamente com maior potencial para a criação de novas oportunidades.

O objetivo desta iniciativa é apoiar a criação de novas empresas e negócios na região do país com a maior taxa de desemprego, mas onde simultaneamente existe maior potencial para a diversificação de negócios e criação de novas oportunidades complementares ao turismo.

Trata-se de um fim-de-semana intensivo onde os participantes aprendem, fazem networking, criam pontes entre vários ofícios e mostram o resultado do seu trabalho. O evento Startup Weekend conta com o apoio de mentores e oradores, experts e empreendedores locais, nacionais e internacionais, de várias áreas.

O Startup Weekend é acima de tudo um evento descontraído e informal que tem como objetivo criar um ambiente onde pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo se possam juntar e colocar as suas ideias em prática.

Pedro Rocha Vieira presidente da Beta-i afirma: «acreditamos que a realização do Startup Weekend no Algarve é de extrema importância para fomentar a criação de novos negócios numa região que tem um enorme potencial económico. Recorde-se que o Turismo é um dos sectores chave da economia nacional, são necessários novos projetos, diferenciadores, que tragam maior valor-acrescentado e variedade ao sector e em particular à região do Algarve, por isso esta aposta ter tido o apoio desde da primeira hora da Câmara Municipal de Portimão».

Para o Município de Portimão, «fomentar a área do empreendedorismo implica criar condições para a realização de iniciativas que permitam promover um espírito empreendedor, para além de facilitar um conjunto de instrumentos que visem capacitar os empreendedores. O Portimão Startup Weekend é neste sentido, uma oportunidade única de apoiar a transformação de ideias em negócios, desenvolvendo o tecido empresarial local».

O Startup Weekend Portugal faz parte do Startup Weekend.org, que já conta com quase 500 eventos realizados em mais de 170 cidades em todo o mundo, ultrapassando os 45.000 empreendedores e contribuindo para a criação de mais de 5000 startups. Em Portugal, desde 2010, já realizou vários eventos em Lisboa, Porto e Coimbra, tendo ajudado à criação de várias startups entre as quais se destacam a Uniplaces.com, uma plataforma online de arrendamento de quartos para estudantes universitários e a Table&Friends, uma comunidade online de pessoas que se encontram em jantares temáticos.

As inscrições para o Portimão Startup Weekend estão abertas a todos os interessados em http://portimao.startupweekend.org, com condições especiais para estudantes.

Este evento conta com os apoios locais da ETIC- Algarve e da Inesting e  a parceria de media do Sul Informação.

O CRIA- Centro Regional para a Inovação no Algarve,  a Associação Académica da Universidade do Algarve, a ANJE e o NERA associaram-se também a esta iniciativa através de apoio à sua divulgação junto da comunidade de empresários, empreendedores e estudantes do Algarve.

 

Sobre a Beta-i:

A Beta-i – Associação Para a Promoção do Empreendedorismo e Inovação é uma associação sem fins lucrativos com a missão de inovar o empreendedorismo; actua em 2 áreas:

1)      Inspiração – através de eventos como o Silicon Valley Comes to Lisbon, as Beta-Talks, entre outros;

2)      Aceleração – através de programas de aceleração para start-ups como o Seedcamp Lisboa (1 dia), o Start Up Weekend (três dias), e o Beta-start (seis semanas).

A Beta-i procura identificar e apoiar empreendedores, contribuindo activamente para a inovação do próprio conceito de empreendedorismo, assente numa cultura jovem, estimulada por pessoas visionárias, apaixonadas, optimistas, inovadoras, realizadoras e que sobretudo, possuem os valores e atitudes de compromisso com a mudança social e desenvolvimento económico sustentável e alternativo.

A Beta-i tem neste momento associados das mais diversas áreas de atuação, desde gestores, vendedores e marketeers, físicos, engenheiros, e designers. Todos eles, nos seus mais diversos backgrounds, constituem um conjunto heterogéneo de entusiastas da inovação e empreendedorismo e encontram na Beta-i uma forma de afirmar a sua intervenção cívica.

 

Comentários

pub