Satélite Metop-A inicia 30.000ª órbita

O satélite de órbita polar Metop-A da EUMETSAT – Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos – iniciou hoje […]

O satélite de órbita polar Metop-A da EUMETSAT – Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos – iniciou hoje dia 31 de Julho, às 07:55:45 UTC, a sua 30.000ª órbita.

O Metop-A andou mais de 1,35 bilhões de quilómetros desde o seu lançamento a 19 de outubro de 2006, do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Para assegurar a continuidade do serviço operacional deste satélite, está a ser preparado para lançamento em setembro, de Baikonur, o segundo satélite de uma série de três, Metop-B.

Os satélites Metop, desenvolvidos em conjunto pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela EUMETSAT, com instrumentos fornecidos pela NOAA / NASA e CNES, são os primeiros satélites meteorológicos operacionais de órbita polar da Europa. Eles constituem o segmento espacial do Sistema Polar EUMETSAT (EPS), que fornecem dados para a previsão numérica do tempo, para o clima e para a monitorização do ambiente.

Comentários

pub