Rota do Petisco de Portimão regressa com mais dias, mais propostas e mais cultura

40 propostas gastronómicas em 45 dias de Rota do Petisco, a decorrer entre 31 de agosto e 14 de outubro. […]

40 propostas gastronómicas em 45 dias de Rota do Petisco, a decorrer entre 31 de agosto e 14 de outubro. Este é o projeto da associação Teia d’Impulsos para a segunda edição da Rota do Petisco, que há-de percorrer as zonas de Portimão e da Praia da Rocha.

Os 40 estabelecimentos da Rota do Petisco de Portimão estão distribuídos por cinco zonas pedonais que são identificadas por cores. Assim, os participantes vão poder percorrer as zonas azul, amarela, verde e vermelha no centro de Portimão e a zona laranja na Praia da Rocha.

Este ano há muitas novidades: para já, dos 40 estabelecimentos aderentes, 18 participam pela primeira vez na Rota do Petisco.

À semelhança da primeira edição, em relação às ementas da Rota propostas distinguem-se duas modalidades: Petisco e Doce Regional.

Do total de estabelecimentos participantes, 31 vão integrar a modalidade “Petisco” que será composta por um petisco e por uma bebida e terá o preço unitário de 2.50 euros.

Os nove restantes irão participar na modalidade “Doce Regional”, que será composta por uma sobremesa e por uma bebida e terá o preço unitário de 2.00 euros.

Para percorrer as 40 paragens da Rota do Petisco de Portimão 2012 apenas será necessário possuir o Passaporte da Rota, o qual será distribuído gratuitamente nos vários locais aderentes.

Além de replicar a base do modelo original, a Rota do Petisco de Portimão 2012 apresenta algumas inovações, nomeadamente o aumento do número de estabelecimentos de restauração participantes, o que permite aumentar a diversidade de ofertas, respeitando, no entanto, o princípio da originalidade (as ementas são todas diferentes).

Mantém-se a forte aposta na divulgação da gastronomia local nas diversas ementas propostas, aumentando o destaque do vinho do Algarve nas ementas da Modalidade Petisco.

Mas a grande novidade de 2012 passa por adicionar ao Roteiro Gastronómico um programa de animação cultural.

Este programa será constituído por manifestações artísticas que se cruzarão com as diversas paragens da rota, de forma a potenciar a animação social e cultural que já se sentiu nas ruas de Portimão na edição de 2011.

Além da parceria da Teia D’Impulsos com o Município de Portimão, a organização Rota do Petisco de Portimão conta ainda com o apoio do Turismo de Portimão, da Junta de Freguesia de Portimão, do Turismo do Algarve, da Comissão Vitivinícola do Algarve e da First Aid. Conta ainda com o apoio à divulgação dos media partners Rádio Costa D’Oiro e Jornal Barlavento.

Em breve será possível conhecer na íntegra o menu desta segunda edição, bem como outras informações acerca da Rota do Petisco de Portimão 2012 em www.teiadimpulsos.pt.

Prepare-se para percorrer a cidade e descobrir os seus sabores a partir de 31 de Agosto. Faça-se à Rota e bons petiscos!

 

O que foi a primeira Rota do Petisco

 

A Rota do Petisco de Portimão é um projeto de cariz cultural e recreativo dinamizado pela Associação Teia D’Impulsos em parceria com a Câmara Municipal de Portimão.

Trata-se de um Roteiro Gastronómico que inclui diversos estabelecimentos de restauração distribuídos pelo centro de Portimão e pela Praia da Rocha.

Os participantes na Rota do Petisco de Portimão são convidados a percorrer os estabelecimentos aderentes, guiados através dum passaporte, no qual estão identificadas todas as paragens da rota e a respetiva ementa especial confeccionada para o evento.

A Rota do Petisco de Portimão teve a sua primeira edição no ano de 2011. Ao longo de 30 dias de Rota, os participantes tiveram a oportunidade de percorrer 31 espaços de restauração.

Os objetivos propostos para a primeira edição foram amplamente atingidos, nomeadamente o contributo para a divulgação da gastronomia algarvia, a promoção dos espaços de restauração aderentes, o impulso à animação social do centro da localidade e o incentivo à circulação pedonal dos participantes entre os diversos espaços da Rota.

Quanto aos números que marcaram a 1ª Rota do Petisco de Portimão, em 2011 foram vendidas cerca de 10.000 ementas da rota, o que resultou numa média diária superior a 300 unidades.

 

 

Comentários

pub