Ricardo Mestre em 2º no arranque do Troféu Joaquim Agostinho

O ciclista algarvio Ricardo Mestre, da Carmim/Prio/Tavira, alcançou ontem o 2º lugar no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho. A 35ª […]

O ciclista algarvio Ricardo Mestre, da Carmim/Prio/Tavira, alcançou ontem o 2º lugar no prólogo do Troféu Joaquim Agostinho.

A 35ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho teve arranque ontem com um Contra-relógio Individual de 8 quilómetros.

O percurso, de características bastantes complexas, já que envolvia uma subida extremamente dura e uma descida técnica, deu um segundo posto ao atleta Ricardo Mestre, que também ocupa essa posição na classificação geral, a apenas 5 segundos do vencedor e líder Iker Camaño (Endura Racing).

Ainda nos primeiros dez, ficou Alejandro Marque, na 5ª posição, a 12 segundos do vencedor.

O vencedor, o espanhol Iker Camaño, de 33 anos, que já passou por três equipas da primeira divisão internacional, foi o mais forte no curto mas difícil contra-relógio de 8 quilómetros, tendo cortado a meta com 11m29s, depois de pedalar à média de 41,800 km/h.

A dura subida para a serra da Vila, a técnica descida que se lhe seguia e o forte vento foram os principais adversários dos corredores.

Com estes ingredientes, apesar da curta extensão do percurso, as diferenças estabelecidas começam a ser significativas, sobretudo a partir do quinto classificado, embora tudo continue em aberto na luta pela camisola amarela Liberty Seguros.

Iker Camaño comanda com 5 segundos de vantagem sobre o vencedor da edição transacta, Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira), que é segundo. O terceiro é Hugo Sabido (LA-Antarte), a 6 segundos.

Na classificação por equipas, que é liderada pela LA-Antarte, a Carmim/Prio/Tavira situa-se na terceira posição.

Hoje corre-se a primeira etapa em linha, 184 quilómetros entre Manique do Intendente e o Vimeiro. A partida foi dada às 11h30, prevendo-se que a chegada aconteça, no Monumento à Batalha do Vimeiro, cerca das 15h45, depois de ultrapassadas três contagens de montanha de terceira categoria, que antecedem outra dificuldade de igual nível, coincidente com a meta.

Esta prova é de extrema importância para o grupo algarvio já que serve de teste de preparação para a Volta a Portugal.

 

Classificação Individual
1.º Iker Camaño (Endura Racing), 11m29s
2.º Ricardo Mestre (Carmim-Prio-Tavira), a 5s
3.º Hugo Sabido (LA-Antarte), a 6s
4.º Ioannis Tamouridis (SP Tableware), a 12s
5.º Alejandro Marque (Carmim-Prio-Tavira), mt
6.º David Blanco (Efapel-Glassdrive), mt
7.º Jaume Rovira (Gios Deyser-Leon Castro), a 17s
8.º José Gonçalves (Onda-Boavista), a 18s
9.º José Mendes (LA-Antarte), mt
10.º Edgar Pinto (LA-Antarte), a 24s

Geral Equipas
1.º LA-Antarte, 35m15s
2.º Endura Racing, a 2s
3.º Carmim-Prio-Tavira, a 4s

Geral Juventude
1.º José Gonçalves (Onda-Boavista)
2.º Rafael Silva (Liberty Seguros/Feira/Specialized)
3.º André Mourato (Liberty Seguros/Feira/Specialized)

Comentários

pub