Regata volta a unir Lagos a Palos de La Frontera

Mais uma edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Deportivo de Mazagón), vai […]

Mais uma edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Deportivo de Mazagón), vai ser disputada entre 13 e 15 de julho. Este ano a largada será efetuada a partir da Marina de Lagos. No dia 13, às 17h00, decorre a regata prólogo e, no dia seguinte, às 11h00, tem início a regata.

A regata anual dos Portos dos Descobrimentos, organizada pelo Clube de Vela de Lagos, Câmara Municipal de Lagos e Palos de La Frontera, tem como grande objetivo recordar o contributo das duas cidades (Lagos e Palos de La Frontera) para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos portugueses e espanhóis.

Já na sua 23ª edição, esta iniciativa, que vai alternando a largada e a chegada entre Lagos e Palos de La Frontera, irá contar com a participação de 40 embarcações. Este ano a largada será efetuada a partir da Marina de Lagos. No dia 13, às 17h00, decorre a regata prólogo e, no dia seguinte, às 11h00, tem início a regata dos Portos dos Descobrimentos.

Os interessados podem ter acesso a informações mais detalhadas sobre a regata em www.cvlagos.org..

Em 27 de outubro de 1992, teve lugar a cerimónia do Ato de Geminação de Lagos com Palos de La Frontera, onde os dois municípios selaram o compromisso de “manter laços permanentes, de favorecer e incentivar o intercâmbio entre os seus habitantes em todos os campos, de desenvolver através de uma compreensão conjunta o sentimento de fraternidade e solidariedade universais e de conjugar os esforços para contribuir para o êxito destas tarefas de paz e prosperidade”. Palos de La Frontera foi a primeira cidade com que Lagos se irmanou.

De Palos, em 1492, partiram Cristóvão Colombo e os irmãos Pinzón (ilustres empresários cidadãos de Palos de La Frontera), na célebre viagem que os levou à descoberta da América.

Lagos, como se sabe, foi local de residência do Infante D. Henrique e porto de partida de várias expedições portuguesas, nomeadamente da primeira viagem além Bojador, liderada pelo lacobrigense Gil Eanes.
HISTORIAL e CURIOSIDADES DA REGATA
Fonte: Clube de Vela de Lagos (www.cvlagos.org)

♦ Em 1990 pretendeu-se participar nas comemorações dos 500 anos dos Descobrimentos Marítimos Portugueses e Espanhóis, unindo Portos que estiveram ligados à gesta dos descobrimentos e de onde saíram caravelas que vieram a dar novos mundos ao mundo; Lagos, Sagres e Palos de La Frontera.
O Clube de Vela de Lagos apresentou essa proposta à Alcaldesa de Palos de La Frontera e ao Clube Marítimo de Huelva (ainda não existia a Marina de Mazagon). A proposta foi aceite e assim surgiu a REGATA DOS PORTOS DOS DESCOBRIMENTOS.

♦ A I REGATA DOS PORTOS DOS DESCOBRIMENTOS disputou-se em 1990, no mês de agosto, então com três etapas; primeira etapa Lagos-Sagres-Portimão; segunda etapa Portimão-Vila Real de Santo António e terceira etapa Vila Real de Santo António-Huelva. Participaram 16 embarcações, tendo ganho a embarcação espanhola El Monte.
A II REGATA teve duas etapas: Palos de La Frontera-Portimão e Portimão-Sagres-Lagos.

♦ Desde então, a Regata tem-se realizado todos os anos com participações consideráveis (61 embarcações em 1995 na VI Regata), mas apenas com uma etapa, alternadamente com largada de Lagos e de Palos de La Frontera.

♦ Em 2004 e 2006, com o patrocínio da então Região de Turismo do Algarve, da Câmara Municipal de Lagos, da Marina de Lagos, do Ayuntamiento de Palos de La Frontera e da Marina de Mazagon, a Caravela Boa Esperança acompanhou a Regata até Espanha com convidados, sendo grande parte da tripulação constituída por alunos das escolas de vela do CVL e de escolas de Lagos.

♦ De 2007 até esta data a Regata tem-se disputado regularmente sempre com elevado número de embarcações com bandeira de vários países.

♦ Em 2008 foi alcançado o tempo mínimo desta prova, pela embarcação DUENDE 52, com o tempo de 11 horas 51 minutos e 26 segundos.

Comentários

pub