Regata e carros clássicos marcam fim de semana no Algarve…mas há mais

Lagos e Palos de La Frontera voltam a estar ligadas pelo mar de 13 a 15 de julho em mais […]

Lagos e Palos de La Frontera voltam a estar ligadas pelo mar de 13 a 15 de julho em mais uma edição da Regata Portos dos Descobrimentos, que recorda o contributo histórico destas duas cidades para a epopeia dos Descobrimentos Marítimos.

Mas o fim de semana traz ainda emoção em quatro rodas ao estilo antigo, com o Algarve Classic Cars a começar hoje em Vilamoura. Dois eventos (entre cerca de 30) que o destino oferece a turistas e residentes em julho.

A programação de julho já arrancou com muitos pretextos para passear pelas ruas quentes da região: concertos, feiras, desporto e exposições juntam-se num cartaz de animação que desafia a ideia de férias pacatas e exclusivas do sol e praia.

A 23.ª edição da Regata Portos dos Descobrimentos, entre Lagos e Palos de La Frontera (Puerto Desportivo de Mazagón), começa hoje às 17h00 com largada da Marina de Lagos e a participação de 40 embarcações.

No mesmo dia, mas na Marina de Vilamoura, troca-se o mar pela terra com o início daquela que é a maior concentração anual de automóveis antigos da Península Ibérica. O Algarve Classic Cars vai reunir 150 carros de marcas míticas como Rolls Royce, Bentley, Porsche, Jaguar e Aston Martin. Termina no dia 15.

Fora da emoção desportiva, o calendário reserva-nos dinossauros, esculturas de areia e artes de rua ainda este fim de semana. A exposição «Mundo dos Dinossauros» já abriu portas no Portimão Arena, onde ficará até 09 de setembro.

Os grandes répteis do Jurássico – Velociraptor, Oviraptor, T-Rex e Braquiossauro – estão de volta para fazer recuar a imaginação de entusiastas de todas as idades até dezenas de milhões de anos atrás. Esta é a maior exposição da Europa dedicada ao tema e está aberta à tarde e à noite, todos os dias, das 17h00 às 24h00.

Continuando na escala das grandes proporções, está a decorrer o FIESA em Pêra, conhecido por ser o maior festival de escultura em areia do mundo. Este ano há ídolos feitos de grânulos e não será estranho, por isso, encontrar espalhados pelo recinto ao ar livre a Marilyn Monroe, o Cristiano Ronaldo, o Gandhi ou o Michael Jackson.

O festival envolve 45 escultores, 35 mil toneladas de areia e 15 mil metros quadrados de área de exposição. Para visitar entre 30 de junho e 15 de setembro, das 10h00 às 24h00, e entre 16 de setembro e 25 de outubro, das 10h00 às 20h00.

Tavira sugere para os próximos dias um programa repleto de cultura. Hoje, no largo em frente ao Palácio da Galeria, o Teatro ao Largo interpreta «O Mentiroso». Amanhã é o grupo de teatro A Gorda que leva ao Jardim do Coreto histórias humorísticas do imaginário olhanense, numa performance intitulada «Mê menine… e o tê pai? E ôtras estórias».

A 15 e 16, cabe ao grupo residente Al-MaSRAH TEATRO contar (e cantar) os fados na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos. Todos os espetáculos têm início às 22h00 e estão inseridos no Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua.

A tão esperada Concentração Internacional de Motos do Algarve também acontece em julho, de 19 a 22, em Faro. Esta é uma das mais conhecidas e afluentes concentrações de motards da Europa pelos seus habituais quatro dias de música, com Billy Idol, Apocalyptica, WarCry, Aurea, GNR, Rebeldes e Noidz, animação, convívio e muitas (mesmo muitas) motas.

E novamente o desporto, que chega agora sob as modalidades de râguebi e futebol. De 20 a 21 decorre o Algarve Sevens, das 17h00 às 23h00, no Estádio Algarve (Faro/Loulé) com 12 nações europeias, entre as quais a portuguesa. Os «Lobos» vão bater-se pela qualificação para o Campeonato do Mundo de Sevens em râguebi, marcado para a Rússia no próximo ano.

E de 26 a 28 será o futebol a ocupar o relvado do Estádio Algarve. Numa competição que marca o calendário da pré-época futebolística, o Torneio Internacional do Guadiana confrontará três equipas: Sporting de Braga, Olympiakos (Grécia) e Newcastle (Inglaterra). Os jogos têm início às 20h45.

Tradição é outra palavra aplicável à animação algarvia. Para o comprovar, realiza-se a Feira da Serra em São Brás de Alportel, de 27 a 29, das 19h00 à 01h00, e a Feira Medieval de Silves, que representa nove dias de recriação histórica do período medieval da antiga capital do reino do Algarve. Começa a 28 de julho e termina a 05 de agosto, das 18h00 à 01h00, no castelo e nas ruas do centro histórico de Silves.

Para a barriga, o mês de julho preparou a Mostra de Doce Conventual com prova especial de bolos, doces, compotas e mel num ambiente, como o nome deixa adivinhar, conventual. Decorre de 18 a 22, a partir das 18h00, no convento de São José de Lagoa.

Mas há mais: o I Festival do Medronho e XV Feira do Presunto (de 20 a 22, em Monchique) e o Festival da Ria Formosa (de 27 de julho a 05 de agosto, no Largo de São Francisco, em Faro), onde se saboreiam boas feijoadas de marisco, papas de milho e amêijoas na cataplana. Ou búzios, camarões, santolas, berbigões e ostras.

O teatro, desta vez de revista, volta a estar em destaque entre 27 de julho e 26 de agosto no Teatro Municipal de Portimão, a partir das 22h00. O espetáculo Mendes.come vai rever os melhores momentos dos 30 anos de carreira de Fernando Mendes e é ideal para quem gosta de rir sem pedir licença.

O cartaz encerra em melodia com um festival e um conjunto de três concertos. O fenómeno mais recente da música espanhola Pablo Alborán estará no dia 20, às 22h00, no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António. A fadista Mariza, uma das mais internacionais vozes portuguesas, sobe ao palco às 22h00 do dia 28 na praia de Manta Rota (Manta Beach).

No mesmo dia, Ivete Sangalo dá um concerto onde revisitará os grandes sucessos da sua carreira, às 22h00, no Estádio Municipal de Portimão.

Para outro estilo musical, será ainda imperdível o Festival Internacional de Jazz de Loulé por onde vão passar grandes lendas do jazz mundial. Dias 27 e 28, a partir das 19h00, no Cine-Teatro.

Todos estes momentos de animação estão integrados no programa «Algarve com Eventos», que pretende juntar a programação das Câmaras Municipais e de outras entidades algarvias, divulgando-a num folheto comum que facilitará a pesquisa de quem procura o que há para fazer na região.

Comentários

pub