Passageiros comerciais aumentam no Aeroporto de Faro em junho

O Aeroporto de Faro registou no mês de junho um decréscimo de 2,1% no número de movimentos de aeronaves, mas […]

O Aeroporto de Faro registou no mês de junho um decréscimo de 2,1% no número de movimentos de aeronaves, mas cresceu 4,4% em passageiros comerciais (incluindo trânsitos).

A evolução no tráfego de passageiros espelha a estabilização do segmento charter e o aumento de passageiros no segmento de tráfego regular (+5,2%) comparativamente ao mês de junho do ano anterior.

A variação no tráfego de passageiros resulta de um notável aumento da taxa média de ocupação (load-factor) em 4,3 pontos percentuais para 89%, uma vez que o volume de lugares oferecidos registou ligeira quebra de 0,7% relativamente ao período homólogo do ano anterior.

 

Holanda cresce 16,1%

 

Entre os principais mercados, o Reino Unido, que subiu 2,2%, com mais 8.400 passageiros que em junho do ano anterior, contrariou aquela que vem sendo a tendência de queda ao longo do ano.

Por seu lado, Irlanda e Alemanha aumentaram cerca de 4.100 mil passageiros em cada um dos mercados, refletindo crescimentos de 6,5% e 6,6% respetivamente, recuperando assim das perdas acumuladas nos meses iniciais do ano.

O mercado holandês registou o aumento mais significativo entre os principais mercados, com um acréscimo de 8.100 mil passageiros (+16,1%) face ao mês homólogo do ano anterior.

O mercado doméstico (+4,7%), apenas com o forte impulso que se observou na ligação ao Porto, retomou o registo positivo interrompido no mês anterior.

O principal destino ligado a Faro – Londres -, continua a acumular perdas significativas neste Verão IATA e neste mês foram menos 12.400 passageiros (-9,2%) que o homólogo do ano anterior, resultado da redução de mais de 20% de frequências semanais.

Nas ligações a Dublin (+12,7%) e Amsterdão (+28,2%) observaram aumentos expressivos de tráfego, tendo estes dois destinos sido responsáveis pelo transporte de mais 12 mil passageiros que no ano anterior, respondendo de forma bastante positiva ao aumento da oferta de lugares.

Manchester e Birmingham (2,3%) apresentaram registos positivos, principalmente por via do aumento da taxa de ocupação sobre uma oferta de lugares idêntica ao ano anterior.

 

Ryanair sobe 4,7%

 

A Ryanair, líder destacado no transporte de passageiros em Faro, cresceu neste mês 4,7%, acompanhada pelo aumento de 3,1% da sua principal concorrente – easyJet.

Em conjunto, Ryanair e easyJet transportaram mais 11.700 passageiros para o Algarve que no mês homólogo do ano anterior, situando-se a quota conjunta das duas principais companhias low-cost nos 43,3%.

Por sua vez, Transavia (+21,2%) e Jet2.com (+16,3%) que, em conjunto transportaram mais 15 mil passageiros, continuam a revelar grande dinamismo nesta época de verão.

Em sentido contrário, a Monarch viu reduzir 8,1% no volume de passageiros processados comparativamente ao mês de junho do ano anterior.

Comentários

pub