Os milagres da santa ou o caso da Praia Grande

Há dias publicou-se uma notícia bombástica. São 1600 empregos, 232 milhões de investimentos, meio milhão de turistas! Um verdadeiro milagre! […]

Há dias publicou-se uma notícia bombástica. São 1600 empregos, 232 milhões de investimentos, meio milhão de turistas! Um verdadeiro milagre!

Há dias publiquei dados que transmiti ao Sr. Ministro da Economia, após extenuante trabalho de muitos experts. Este trabalho mostrou que, em 2014, teremos 26% de desemprego, 32% no Algarve, um brutal aumento da criminalidade, mais desinvestimento, aumento da economia paralela, emigração de uns 200 mil dos nossos bons técnicos (o que reduz o desemprego), etc. com a atual política fiscal. Como então este súbito otimismo em Silves? Talvez milagres?

O primeiro foi conseguir transformar uma enorme área protegida como santuário de aves e até pela Rede Natura na Lagoa dos Salgados, em zona urbanística pela CCDR do Algarve. Dedo de uma santa ou de uma???

O segundo milagre foi alguém na marinha ter permitido isto numa zona que precisa de aprovação daquele nobre corpo da defesa nacional, que tem entre os mais conceituados técnicos do país e verdadeiros defensores dos valores pátrios. Quem permitiu? O ministro sabe? A publicidade diz “praias privadas”!

O 3º milagre foi, no meio desta crise financeira que assola o mundo, um banco ter prometido financiamento para este projeto megalómano – ou não prometeu? Qual é o banco?

O 4º milagre foi convencer alguém em algum mi(ni)stério (quem, qual?) que as 30 mil camas vazias nos atuais hotéis e aldeamentos e outras tantas privadas não bastam para os próximos 10 anos. Já temos 100 mil autorizadas no Algarve e os empresários reclamam que estão a perder dinheiro. E, contrariar todas as previsões dos empresários de turismo, não só de Portugal, de que o fluxo turístico para o Algarve vai cair.

O 5º foi convencer a imprensa que isto não é mágica. Ou o capital inicial é para a publicidade que permitirá a alguns jornais sobreviverem mais uns meses com a esperança da austeridade, também por milagre, acabar?

O 6º milagre é o Grupo Galilei, envolvido no escândalo do BPN, ser o beneficiário destes milagres. Só mesmo em Silves ocorrem tantos milagres!

Pode haver crescimento com trabalho, para o Algarve, nos nichos ainda por explorar, que serão revelados num debate dia 13 às 21h00, na FNAC, no Algarve Shopping, na Guia.

Comentários

pub