Orquestra italiana de jovens músicos dá concerto em Quarteira

A Praça do Mar, em Quarteira, recebe a 5 de agosto, pelas 21h30, um espetáculo com a orquestra italiana Giovani […]

A Praça do Mar, em Quarteira, recebe a 5 de agosto, pelas 21h30, um espetáculo com a orquestra italiana Giovani Musicisti Ossolani, apresentado no âmbito do programa de animação de verão.

A Orquestra, conhecida como OGM, nasceu em 2001, no seio da Società Filarmonica di Villadossola e partiu de uma ideia inovadora – tornar possível a jovens músicos fazer a sua primeira experiência de música em conjunto, combinando instrumentos de sopro, cordas, percussão e ferramentas digitais.

A ideia tem sido bem sucedida e hoje o grupo é composto por cerca de 60 elementos, com idades entre os 10 e 25 anos, provenientes da província de Verbano Cusio Ossola.

Ainda hoje, após 10 anos de atividade, a orquestra é composta por instrumentos de sopro (flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, eufónio e buzina), cordas (violinos, violoncelos), pianos digitais, guitarras, baixo elétrico, bateria, variedade de instrumentos de percussão e voz solista em algumas faixas.

O repertório é inspirado pela música extraída das mais belas trilhas sonoras de filmes e dos musicais mais conhecidos de todos os tempos; a multiplicidade dos seus timbres deve-se em grande medida aos diferentes tipos de instrumentos, a um repertório bem conhecido e convincente, e à energia transmitida pelos seus elementos, criando  uma orquestra extraordinária e única.

O grupo lançou dois CDs: o primeiro gravado em 2004 e intitulado “OGM … che lo spettacolo cominci ..” e o segundo gravado em 2009 e intitulado “Qui Radio GMO 50.1”.

A OGM tem realizado espetáculos por toda a província Verbano Cusio Ossola, Novara e Milão, em múltiplas ocasiões, muitas delas em favor de instituições de solidariedade social. Também tem realizado importantes tournées em Itália e no estrangeiro: em 2005 em Basilicata, em 2008 na Toscana, em 2009 na Alemanha e Portugal, em 2010 de novo na Alemanha (Baviera e da Renânia) e em 2011, na Áustria e Alemanha, pelo terceiro ano consecutivo.

Em agosto vão estar em digressão no Algarve.

Este espetáculo em Quarteira tem entrada livre.

Comentários

pub