Orquestra do Algarve, Ute Lemper e Banda do Exército no Festival CGD em Loulé, Tavira, Faro e Portimão

O Festival Caixa Geral de Depósitos regressa para a sua 7ª edição no Algarve, este ano num formato diferente: ao […]

O Festival Caixa Geral de Depósitos regressa para a sua 7ª edição no Algarve, este ano num formato diferente: ao contrário das anteriores edições, os concertos irão acontecer em quatro cidades distintas e durante os meses de verão.

O festival mantém o objetivo da sua criação, levando a música erudita ao público algarvio, em concertos diversificados e de entrada gratuita, limitada à lotação dos espaços.

O Concerto de Abertura acontece no próximo dia 21 de julho, no Convento de Santo António, em Loulé, às 19h30. Um quarteto de cordas, composto por Krassimir Dzahambazov e Laurentiu Simões (violinos), Ângela Silva (viola) e Zsuzsanna Brezovai (violoncelo), músicos da OA, irá interpretar Shostakovitch, Borodin e Frank Bridge.

A 25 de julho, a Orquestra do Algarve e a Banda Sinfónica do Exército estarão juntas em palco, no Quartel da Atalaia em Tavira, às 22h00, num concerto que irá reunir cerca de 100 músicos em palco.

Sob a direção dos maestros John Avery (que irá conduzir a Orquestra do Algarve) e major João Basílio (que erguerá a batuta pela Banda Sinfónica do Exército), o público terá a oportunidade de ouvir temas de Verdi, Leroy Anderson, Arthur Bliss, entre outros, para além da estreia mundial da obra “Against all Odds”, composta por John Avery para assinalar o 10º aniversário da Orquestra do Algarve. Esta obra irá ser executada também na abertura dos restantes concertos do festival.

No dia 2 de agosto, a cantora alemã Ute Lemper atua ao lado da Orquestra do Algarve, no Teatro das Figuras, em Faro, às 22h00, sob a direção musical de Cesário Costa, Principal Maestro Convidado da OA.

A carreira de Ute Lemper é vasta e variada, tendo deixado a sua marca nos palcos, em filmes, em concertos e como artista singular em gravações. Este concerto, que inclui Jacques Brel, Édith Piaf, Kurt Weil, Georges Gershwin, Fritz Fritz Zander, John Kander e Van Morrison, traz ao Teatro das Figuras um espetáculo que tem sido aplaudido em salas de prestígio por todo o mundo.

O festival encerra no dia 11 de agosto, no Auditório Municipal de Portimão, com “A Magia do Musical”, dedicado aos melhores musicais de todos os tempos.

Dirigido por John Avery, Maestro Associado da OA, o programa inclui obras de autores como Andrew Lloyd Webber, considerado um dos criadores de musicais de maior renome do fim do séc. XX, passando ainda por outros não menos populares, como Richard Rodgers, Lionel Bart, Alain Boublil ou Frank Loesser. Cats, Oklahoma, Oliver, Mary Poppins, Jesus Cristo Super Star e Mamma Mia são apenas algumas das obras que poderão ser escutadas neste concerto.

O Festival CGD é uma coprodução da OA e da entidade bancária que dá nome à iniciativa, contando este ano com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Câmara Municipal de Tavira, do Quartel da Atalaia, em Tavira, do Teatro Municipal de Faro, da Câmara Municipal de Portimão.

 

Comentários

pub