O que é preciso para se ser empresário empreendedor em Portugal?

O que é preciso para se ser empresário empreendedor em Portugal? Doses maciças de persistência, muita resiliência, muito pensamento positivo […]

O que é preciso para se ser empresário empreendedor em Portugal? Doses maciças de persistência, muita resiliência, muito pensamento positivo e criatividade. Esta foi a receita deixada ontem por Luís Sá Couto e Pedro Monteiro Soares, os dois oradores convidados para a primeira de muitas sessões da Beta Talk em Portimão.

Luís Sá Couto, que durante 30 anos foi alto quadro da consultora internacional Accenture e foi mesmo o seu primeiro presidente em Portugal, é proprietário do centro de mergulho Subnauta e o mentor do Ocean Revival, um projeto de criação de um parque subaquático ao largo de Portimão, com recurso ao afundamento de quatro navios da Marinha Portuguesa. Admitiu que este projeto tem o se quê de «loucura». E a «primeira loucura é a ideia de afundar não um navio, mas uma esquadra inteira». Algo que vai tornar este parque subaquático para mergulhadores único no mundo.

O empresário falou das dificuldades sentidas ao longo dos cinco anos que o projeto já leva, lamentando sobretudo «a tendência que as instituições públicas portuguesas têm de não decidir nada e de passarem a bola uns aos outros».

Uma das características principais que um empreendedor deve ter é a «resiliência e a paciência», explicou às cerca de 40 pessoas que participaram nesta primeira Beta Talk em Portimão. «Após 30 anos de Accenture, acho que são características que tenho», disse.

Mas é preciso também ser «positivo e otimista: se há problemas temos que os resolver», assim como «usar a criatividade» e ser capaz de, a todos os momentos, «encontrar soluções e de as implementar e ainda de analisar os problemas».

Luís Sá Couto revelou que o projeto Ocean Revival tem sido «inspirador de outras ideias», dando como exemplos o facto de «os hotéis começarem a olhar para o mergulho como atividade turística a considerar na sua oferta» e de «vário fotógrafos e cineastas já utilizarem os navios como cenário de novos trabalhos».

O afundamento dos dois navios que estão particamente prontos está previsto para setembro, depois de alguns contratempos que impediram a concretização da operação em agosto.

Entretanto, desta Beta Talk e da troca de ideias que se seguiu à apresentação de Sá Couto, surgiu já uma nova ideia: a possibilidade de abrir os navios, atracados no cais do porto de pesca de Portimão, a visitas, antes do seu afundamento. Se será possível concretizar a ideia é outra questão.

Depois do intervalo para provar os vinhos oferecidos pelos produtores de Portimão, os que foram levados pelos participantes, e ainda para provar as estrelinhas de figo e amêndoa e os salgadinhos, também partilhados, seguiu-se a apresentação de Pedro Soares, fundador e proprietário da empresa Solar One, que escolheu o Algarve para empreender na área da energia solar.

O empresário partilhou um pouco da sua história de vida, para explicar que foi uma tragédia pessoal que o levou a trocar Lisboa e o bom emprego que tinha pela aposta no Algarve e em «fazer algo que verdadeiramente me interessava».

Foi assim que surgiu a Solar-One, que trabalha na área da energia solar, em especial a fotovoltaica, com «soluções à medida e chave na mão».

Pedro Soares salientou o fracasso do seu primeiro negócio, ainda em Lisboa  – uma empresa que concebeu uma solução informática para fazer horários escolares, mas que acabou por soçobrar sobretudo por razões ligadas à pouca atenção dada às vendas e ao marketing. «Os erros que então cometi levaram-me a aprender muito e foi sem esquecer essas lições que criámos a nova empresa».

Por isso, o empresário defendeu, enquanto conselho para os potenciais empreendedores, a necessidade de «começar pelo princípio, definindo a missão, a visão e os valores» da empresa.

É também fundamental «ter o negócio bem pensado e estruturado», «fazer um plano de negócios que seja conservador nas receitas e o mais exaustivo possível nas despesas» e «estabelecer parcerias que permitam à empresa crescer a baixo custo e baixo risco».

Depois – e esta foi uma lição aprendida com a sua primeira empresa – «é muito importante a notoriedade da marca e a aposta na área comercial», «bem como um grande enfoque no controlo de custos e na gestão de tesouraria».

Pedro Soares terminou dizendo que «ser empreendedor permite-nos fazer o que gostamos e sermos efetivos agentes de mudança, moldando um pouco o mundo ao que achamos importante».

Sobre as características gerais que um empresário empreendedor deve ter, Pedro Soares concorda com Luís Sá Couto: resiliência, persistência, atitude positiva e criatividade são fundamentais.

Esta foi a primeira Beta Talk em Portimão – e no mesmo dia houve também sessões em Lisboa, Porto e Coimbra. A partir de agora, e no âmbito de um protocolo entre a Câmara de Poirtimão e a associação Beta-i, todos os dias 16 de cada mês haverá, no espaço do Café Concerto do Teatro Municipal, nova sessão, com outros convidados e inscrições gratuitas.

No início da sessão, Pedro Poucochinho, chefe de gabinete da presidência da Câmara, salientou que esta é «uma das primeiras iniciativas na área do empreendedorismo a ser desenvolvidas por uma equipa de técnicos da CMP, que o presidente constituiu».

Salomé Cabrita, um dos membros dessa equipa, disse que «a partir de agora, todos os dias 16 de cada mês passa a haver aqui um espaço de troca de experiências».

 

Aproxima-se o Startup Weekend

 

Além das Beta Talks – a próxima está marcada para dia 16 de agosto – Portimão vai ainda acolher, no próximo fim de semana, ou seja, nos dias 20, 21 e 22, o primeiro Startup Weekend.

Trata-se de um fim-de-semana intensivo onde os participantes aprendem, fazem networking, criam pontes entre vários ofícios e mostram o resultado do seu trabalho. O evento Startup Weekend conta com o apoio de mentores e oradores, experts e empreendedores locais, nacionais e internacionais, de várias áreas.

O Startup Weekend é acima de tudo um evento descontraído e informal que tem como objetivo criar um ambiente onde pessoas apaixonadas pelo empreendedorismo se possam juntar e colocar as suas ideias em prática.

As inscrições para o Portimão Startup Weekend estão abertas a todos os interessados em http://portimao.startupweekend.org, com condições especiais para estudantes.

As Beta Talks e o Portimão Startup Weekend contam com os apoios da etic_algarve e da Inesting e a parceria de media do Sul Informação, bem como a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/ Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação, existindo a recetividade para parcerias com outros exemplos e agentes de empreendedorismo regional.

Comentários

pub