Museu do Trajo de São Brás debate Prémios APOM

Uma mesa-redonda sobre os «Prémios APOM – Importância e Responsabilidade» está marcada para sexta-feira, dia 6, às 18 horas, no […]

Uma mesa-redonda sobre os «Prémios APOM – Importância e Responsabilidade» está marcada para sexta-feira, dia 6, às 18 horas, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel.

A mesa-redonda conta com as presenças de João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Dália Paulo, diretora regional de Cultura, Pedro Inácio e Maria Luísa Francisco, respetivamente vice-presidente e delegada regional da APOM, e ainda Emanuel Sancho, diretor do Museu anfitrião e atual responsável pela Rede de Museus do Algarve.

Os prémios APOM, instituídos por esta associação, pretendem distinguir todos os anos o Melhor Museu Português, a Melhor Exposição, o Melhor Catálogo, o Melhor Serviço de Extensão Cultural  e ainda o Melhor Trabalho sobre Museologia e/ou a Melhor Obra Museológica, entre outras distinções.

Em 2011, os Prémios APOM distinguiram, por exemplo, a exposição «Algarve: do Reino à Região», promovida pela Rede de Museus do Algarve, com um prémio, e a exposição «A vida e a morte na Idade do Ferro», do Museu da Escrita do Sudoeste, de Almodôvar, com uma menção honrosa.

O objetivo destes prémios é incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efetivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

A Associação Portuguesa de Museologia, também conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo ICOM, no seu Estatuto.

É também seu objetivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações.

Finalmente é sua intenção realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.

 

Comentários

pub