Mostras de arte aquecem o verão de Lagos

Exposições de pintura, cerâmica e escultura em diversos espaços de Lagos compõem as inúmeras propostas para o verão nesta cidade […]

Exposições de pintura, cerâmica e escultura em diversos espaços de Lagos compõem as inúmeras propostas para o verão nesta cidade do Barlavento algarvio.

A Câmara Municipal, as juntas de freguesia e associações do concelho uniram-se e prepararam um conjunto de mostras originais com o apoio e participação de artistas locais.

É já no próximo dia 14 de julho que abre a exposição «Planta», no Centro Cultural de Lagos, que conta com diversos trabalhos dos artistas residentes do LAC – Laboratório de Atividades Criativas.

A mostra, que contará com a participação de nove artistas (A. Pedro Correia, Alexandre Oliveira, Bruno Guerreiro, Cruzes, Eduarda Coutinho, Henrique Pereira, Jorge Pereira, Jorge Rocha e Raymond Dumas) vai estar patente ao público até ao dia 13 de outubro.

O LAC apresenta no CCL um projeto expositivo que representa a individualidade criativa destes nove artistas envolvidos através de um conceito de interação e coerência visuais.

A capacidade e energia de cada um dos artistas estão representadas por uma atitude individual que se completa no coletivo.

Como forma de conseguir unir diferentes caminhos/ indivíduos estéticos, foi utilizada uma lógica de recriação do LAC, enquanto laboratório de atividades criativas, reproduzindo literalmente o desenho bi-dimensional do edifício/ cadeia, adaptando o projeto da planta arquitetónica às salas expositivas do Centro Cultural de Lagos. Todo o processo criativo nasceu desta regra: a estrutura da exposição é, metaforicamente e formalmente, a planta da cadeia.

O LAC é uma associação cultural formada em 1995 e com sede na Antiga Cadeia de Lagos, direcionada para a criação artística nas diversas áreas.

Também a partir de dia 15 deste mês e até 12 de agosto, será possível ficar a conhecer, no Posto Municipal de Exposições (Largo Marquês de Pombal), a exposição de cerâmica «Inside/Outside», da artista Ana Rijo, que vem apresentar as suas peças de cerâmica que, segundo ela, “depois de invadirem a casa, se estendem ao jardim, espalhando cores pelo meio do verde”.

No dia 13 de agosto é inaugurada no mesmo local a exposição de escultura de Raymond Dumas, que ficará patente até 02 de setembro.

Até ao final do mês de setembro, poderá ainda ser conhecida a exposição de artesanato AP Artes de Lagos, de Regine Banzi.

Para os Antigos Paços do Concelho, estão já previstas três exposições para este verão. A primeira, uma exposição de aguarela «O Despertar», de Sara Glória, que se encontra já patente ao público e que poderá ser visitada até ao final deste mês.

A partir de 03 de agosto e até dia 31, poderá visitar a Exposição de Pintura «Les Lapili», que conta com a participação dos artistas Cornélia Du Marais, Herbert Gerhardt, Gabriel Sobin, Somomogyi Réka, Soren Arutyunyan e Anja Swaha Tiefensee.

Durante o mês de setembro, entre os dias 07 e 28, estará patente a exposição de artes plásticas «Metalic’s», de Daniela Rosa e Aaron Mildren.

Também até final de agosto, pode ser apreciada, em várias artérias da cidade, a original exposição «Peixe, Pão e Vinho», do artista Tolentino de Lagos, que integra obras artísticas suspensas.

Esta mostra tem por objetivo homenagear todos os pescadores que, através da sua dura e árdua vida de trabalho, contribuem para que possamos ter uma grande variedade de peixe fresco ao nosso dispor.

A exposição começa na Praça Luís de Camões, e tenta representar a pesca de cerco. Parte em duas direções: uma pela Rua Infante de Sagres, até à Porta dos Quartos, seguindo pela Estrada do Biker e Rua da Gafaria até à Praça de Armas. O outro percurso parte da Praça Luís de Camões pela Rua Cândido dos Reis, Rua Lançarote de Freitas terminando na Praça de Armas.

Também na aldeia mais típica de Lagos – Barão de São João – está visitável nas ruas da vila, a Exposição S. João dos Artistas de Barão, , onde 14 artistas expõem, interpretando cada um à sua maneira o santo padroeiro da terra (lagospt.blogspot.pt.)

Informações mais detalhadas sobre as exposições vão sendo disponibilizadas em www.cm.lagos.pt.

 

 

Comentários

pub