Medronho junta-se ao Presunto para um fim de semana de festa em Monchique

O medronho ganha este verão uma festa em nome próprio e apresenta-se ao público já no próximo fim de semana […]

O medronho ganha este verão uma festa em nome próprio e apresenta-se ao público já no próximo fim de semana em Monchique. É a 1.ª edição do Festival do Medronho que vai decorrer naquela vila algarvia nos dias 20, 21 e 22 de julho, juntamente com a XV Feira do Presunto de Monchique.

A aguardente de medronho (bebida destilada de elevado teor de álcool) e a melosa (licor de mel e medronho muito apreciado para curar constipações) são apenas dois dos produtos tradicionais que vão ganhar adeptos entre os visitantes do festival dedicado à pequena baga  redonda e verrugosa de tom avermelhado.

Mas não é só a baga que tem uso. Também as folhas do medronheiro são aproveitadas na medicina popular pelas suas propriedades diuréticas e antisséticas. Segredos de Monchique para descobrir por estes dias.

O primeiro evento dedicado ao fruto de aroma e sabor únicos e aos seus derivados vai ajudar a divulgação e valorização deste produto de excelência que conquista cada vez mais a atenção dos turistas.

Para os apreciadores da aguardente de medronho, a Câmara de Monchique editou recentemente um «Roteiro das Destilas do Medronho». Se ainda não conhece o medronho de Monchique ou se já é fã incondicional do produto, este é o pretexto ideal para uma visita à serra algarvia.

 

Programa variado

 

A “serração” de Monchique, em S. Sebastião, irá acolher as duas feiras que pretendem promover os produtos locais de excelência: o Medronho e a sua Aguardente, bem como o tradicional Presunto de Monchique.

Neste espaço, em zonas contíguas, desenvolver-se-ão diversas atividades que pretendem demonstrar ao visitante que o Concelho de Monchique tem muito para oferecer.

Decorrerão iniciativas ligadas ao Medronho, como é o caso da inauguração no dia 20 de uma exposição fotográfica, e da presença das diversas marcas de Aguardente de Medronho existentes em Monchique, bem como a atuação do Grupo Coral da Confraria do Medronho “ Os Monchiqueiros”.

No sábado à tarde, às 15h00, terá lugar um colóquio sobre o medronheiro e o processo de análise à aguardente de Medronho, da responsabilidade de Ludovina Galego, professora da Universidade do Algarve, e de Ricardo Jacinto, do Centro Tecnológico de Experimentação do Medronheiro da “Corte Valada”.

Ainda no que concerne ao Medronho, terá lugar o I Concurso Internacional de Cocktails de Aguardente de Medronho de Monchique, nas vertentes Clássica e Flair durante toda a tarde de domingo.

Destaque ainda para a animação musical que terá como pontos altos o Festival de Folclore pelas 17h30 de sábado, com a atuação do Rancho Folclórico de Moncarapacho (Algarve) e do Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Ribatejo). A noite de sábado encerra com o concerto de Iran Costa pelas 22h00.

No domingo haverá a atuação das classes de danças de salão do Clube da Nave e da Classe Fitness do JDM durante a tarde.

Às 22h00, subirá ao palco o Toy, artista sobejamente conhecido do público português.

Em paralelo, decorrerão atividades no parque de S. Sebastião, como a presença de insufláveis, passeios de burro e outras, culminando com a presença de música no Miradouro de S. Sebastião a partir das 24h00 dos três dias do evento, assim como uma mostra gastronómica associada ao medronho e ao presunto nos restaurantes aderentes.

Comentários

pub