Matemática Portuguesa no Pódio Olímpico: quatro medalhas e uma menção honrosa

Melhor resultado de sempre da matemática portuguesa em Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): uma medalha de ouro, uma de prata, duas de […]

Melhor resultado de sempre da matemática portuguesa em Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM): uma medalha de ouro, uma de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A mais jovem equipa de sempre de matemáticos lusos, que representou Portugal nas 53ª Olimpíadas Internacionais de Matemática  (decorreram na Argentina, Mar da Prata, entre 8 e 15 de julho), acaba de atingir um novo recorde numa prestação de excelência, a melhor classificação portuguesa de sempre:

Miguel Santos – medalha de OURO

Miguel Moreira – medalha de PRATA

João Nuno Lourenço – medalha de BRONZE

Luís Duarte – medalha de BRONZE

Francisco Andrade – menção honrosa

Constituição da equipa portuguesa: Francisco Tuna de Andrade (9º ano – Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), João Nuno Pereira Lourenço (12º ano – Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto), Miguel Moreira (10º ano – Escola Secundária Rainha D. Amélia, Lisboa) e Nuno Miguel Arala Santos (9º ano – Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Porto), Miguel Martins dos Santos (11º ano – Escola Secundária de Alcanena) e Luís Pedro Lopes Duarte (11º ano – Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcains).

A equipa lusa foi selecionada a partir de um grupo de 24 medalhados das categorias A (8º e 9º anos) e B (do 10º ao 12º ano) das XXX e das XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

A participação nas 53ª OIM foi organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos esteve a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, liderado pela professora Joana Teles.

As 53ª OIM reuniram 550 participantes provenientes de uma centena de países.

 

Autor: António Piedade

Ciência na Imprensa Regional

 

 

Comentários

pub