LPN Algarve colabora com CCV Lagos em atividade da Ciência Viva no Verão

«Desapareceram 90 milhões de anos… ficaram as aves!» é o título da atividade, ligando a geologia à biologia, e que […]

«Desapareceram 90 milhões de anos… ficaram as aves!» é o título da atividade, ligando a geologia à biologia, e que levará os participantes à descoberta da Ponta do Telheiro, em Sagres, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão. As duas saídas estão marcadas para os dias 11 e 25 de agosto e a inscrição prévia é obrigatória.

As atividades são promovidas pelo Centro Ciência Viva de Lagos e contam com a colaboração do Núcleo do Algarve da Liga para a Proteção da Natureza (LPN Algarve), através do biólogo e ornitólogo Filipe Bally Jorge.

Esta ação será orientada por Beatriz Tomás Oliveira, do CCVL e da DPGA (Associação para a Defesa e Divulgação do Património Geológico do Alentejo e Algarve), e por Filipe Bally Jorge, da LPN Algarve.

Para chegar à Ponta do Telheiro, é necessário os participantes fazerem uma caminhada pelas magníficas arribas da costa sudoeste.

Toda esta região possui um elevado interesse ornitológico particularmente no período da migração pós-nupcial, que se inicia durante o mês de Agosto.

Nesta área, que confina com o mar, são muitas as aves que aqui se concentram, procurando alimento e descanso, para de novo empreenderem as suas viagens entre o norte da Europa e o continente africano.

A Ponta do Telheiro é mundialmente famosa devido à forma como está escrita, nas suas rochas, uma parte da história do planeta.

A superfície da discordância sublinha o hiato de tempo geológico entre o Paleozóico e o Triásico, ou seja, desapareceram mais de 90 milhões de anos do registo geológico. Calcula-se que terá sido erodida crosta continental com cerca de 4 quilómetros de espessura.

É tudo isto que vai ser dado a descobrir nestes dois passeios, abertos a todos (com mais de 8 anos de idade) e gratuitos. Mas a inscrição é obrigatória!

 

 

Comentários

pub