Londres2012: Nelson Oliveira no contra-relógio para confirmar evolução

Nelson Oliveira, 23 anos, é o representante português na prova de contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Londres, que vai disputar-se […]

Nelson Oliveira, 23 anos, é o representante português na prova de contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Londres, que vai disputar-se nesta quarta-feira. O corredor natural de Anadia vai competir perante 36 adversários, lutando por um lugar que confirme a evolução pessoal nesta disciplina do ciclismo de estrada.

A corrida contra o cronómetro começa às 14h15, estando a partida de Nelson Oliveira agendada para as 14h45. O “crono” tem 44 quilómetros, num percurso que não tem muitas subidas nem é muito técnico, perspetivando-se uma prova rápida, à medida dos especialistas.

O ciclista português está motivado e em bom momento de forma, pelo que as expetativas são as melhores para a corrida olímpica.

“Enquanto sub-23, o Nelson Oliveira foi um dos melhores do mundo no contra-relógio. No ano passado, no primeiro ano de elite, conseguiu o 17.º lugar no Campeonato do Mundo, o melhor resultado de sempre de um corredor português nessa prova. Atendendo à sua juventude e à enorme margem de progressão que o Nelson ainda tem, não queremos nem devemos exigir resultados imediatos, pois sabemos que o melhor que ele terá para dar ao país ainda está para vir. No entanto, estou convencido de que amanhã poderá conseguir uma melhor posição do que a alcançada no Mundial de 2011, meta que, a ser atingida, constitui um bom resultado”, antecipa o selecionador nacional José Poeira.

Na categoria de sub-23, Nelson Oliveira foi vice-campeão do mundo de contra-relógio em 2009 e ganhou a medalha de bronze no europeu da mesma disciplina em 2010, ano em que foi vice-campeão europeu de fundo.

Já como elite, Nelson Oliveira foi campeão nacional de contra-relógio em 2011e, em 2012, deu boas indicações ao mais alto nível em etapas contra-relógio. Na Volta a Itália foi 10º num exercício individual e 15.º no outro.

O contra-relógio desta quarta-feira encerra a participação olímpica portuguesa no ciclismo de estrada.

No entanto, David Rosa parte para Londres na segunda-feira, 6 de Agosto, a tempo de preparar no terreno a corrida de cross country, que vai realizar-se no dia 12.

Além disso, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, está na capital britânica como representante máximo da União Ciclista Internacional nos Jogos Olímpicos.

Comentários

pub