Jorge Palma e Camané são as estrelas do Verão em Tavira

Os concertos de Jorge Palma e de Camané, em agosto, são os pontos altos da programação do «Verão em Tavira», […]

Os concertos de Jorge Palma e de Camané, em agosto, são os pontos altos da programação do «Verão em Tavira», que esta segunda-feira foi apresentada na Biblioteca Municipal da cidade.

Com menos atividades programadas – o fim das Mostras de Cinema Europeu e Não Europeu são as ausências mais notadas – e muito recurso à prata da casa, a programação inclui atuações de Bandas Filarmónicas, Fados no Coreto, teatro de rua com mais uma edição do festival Cenas na Rua, exposições, feiras temáticas, festivais gastronómicos, de folclore e música e ainda concertos, alguns em cenários pouco habituais, como a parada do Quartel da Atalaia.

Este ano, o Verão em Tavira resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Baixa de Tavira.

Assim, no dia 4 de agosto e depois no dia 11, sempre às 22h00, a parada do Quartel da Atalaia será o palco para os concertos de Camané e de Jorge Palma.

O público, além de poder apreciar um dos mais antigos edifícios militares do país, terá ainda o privilégio de assistir espetáculos intimistas, criados para espaços onde a cumplicidade e interação com o público prevalece.

Segundo a produtora do espetáculo de Jorge Palma, o concerto será «um desfiar de temas que todos conhecemos. Umas vezes sussurrados ao piano, outras em plenos pulmões à guitarra mas sempre com o excêntrico génio que se lhe reconhece
Será um evento único, uma noite mágica, para “Palmaníacos” …e não só».

A venda de bilhetes é limitada aos 900 lugares existentes no recinto. Os bilhetes custam 15 euros (venda antecipada) ou 20 euros no próprio dia do espetáculo.

Os bilhetes estão à venda na internet em ticketline.pt, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos (terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 19h00, segundas-feiras e sábados das 14h00 às 19h30) ou na receção dos Paços do Concelho, na Praça da República (segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 17h30).

 

Programação contida, mas variada

 

A abertura do Verão em Tavira ocorre já no domingo, dia 8 de julho, pelas 22h00, na Praça da República, com o concerto da Banda Musical de Tavira. Segue-se, entre 09 e 16 de julho, pela mesma hora, a oitava edição do “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua. A Armação do Artista, os Elegants, o Ao Luar Teatro, a Associação Rock da Baixamar, o Teatro ao Largo, o Grupo de Teatro A Gorda e o Al MaSRAH Teatro prometem encher, com os seus espetáculos, a Praça e os largos da cidade.

Mantém-se neste verão, como ao longo de todo o ano, o programa “Música nas Igrejas” (todos os sábados, pelas 19h00), com direção artística da Academia de Música de Tavira.

Estão também agendados outros concertos, nomeadamente, “Viagens melódicas” pelo Ensemble Orchestral de Belgique, no dia 20 de julho, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia; o concerto conjunto da Orquestra do Algarve e Orquestra Sinfónica do Exército, no dia 25 de julho, pelas 21h30, no Quartel da Atalaia, assim como o encerramento do ano coral pelo Grupo Coral Tavira, no dia 29 de julho, pelas 21h30, na Igreja da Misericórdia.

Na Praça da República apresentam-se, de 17 de julho a 04 de setembro, pelas 22h00, diversos espetáculos de dança, folclore, música popular e orquestras sinfónicas, e música de Glenn Siddle (20 de julho), Eléctricos (28 de julho), Frankie Chavez (03 de agosto) e Né Ladeiras (01 de setembro).

Marcarão presença, de 20 de julho a 02 de setembro, no Jardim das Palmeiras, as já habituais Feiras do Livro (20 de julho a 05 de agosto), de Ofícios (08 a 16 de agosto), Velharias e Antiguidades (18 a 28 de agosto) e Stocks de Tavira (30 de agosto a 02 de setembro).

A componente educativa para os mais novos está, igualmente, pensada. A Biblioteca Municipal Álvaro de Campos acolhe diversas oficinas, designadamente, Provérbios e mais provérbios (01 e 25 de julho), Brigada animal (18 de julho), Flores e folhas em arte (01 de agosto), Pinturas faciais (08 de agosto) e Histórias e memórias: encontro intergeracional (22 de agosto).

O Museu Municipal organiza, de julho a setembro, as oficinas de verão: Lenda de Tavira (04, 11 e 19 de julho | 28 a 30 de agosto), No museu com arte contemporânea (12 de julho, 09 de agosto e 12 de setembro), O meu mundo – o teu mundo (13 de julho, 10 de agosto, 13 de setembro), Camera obscura (20 de julho, 03 de agosto e 06 de setembro) e 3 passeios desenhados (31 de julho, 01 e 02 de agosto).

Ainda no Museu Municipal – Palácio da Galeria é possível visitar, até dia 01 de setembro, as exposições “Coleção de arte contemporânea da Portugal Telecom” e “Fotografar: A família Andrade, olhares sobre Tavira”.

No Núcleo Islâmico do Museu Municipal encontra-se a exposição permanente “Tavira Islâmica” e, com o apoio do Campo Arqueológico de Mértola, até 29 de setembro, “Os signos do quotidiano. Gestos, marcas e símbolos no al-ândalus”.

A programação deste ano inclui Fados no Coreto, de 19 de julho a 06 de setembro, pelas 22h00. Sara Gonçalves (19 de julho), Ecos de Coimbra (26 de julho), Pedro Viola (02 de agosto), Raquel Peters (09 de agosto), Teresa Viola (16 de agosto), Emanuela Furtado (23 de agosto), Márcio Gonçalves (30 de agosto) e Aurora Jani Gonçalves (06 de setembro) são os intérpretes deste ciclo.

Diversos festivais de folclore e de música popular estão agendados de 06 de julho a 16 de setembro, assim como o Festival da Ostra, de 01 a 07 de agosto, entre as 18h00 a 01h00, junto ao Mercado Municipal, numa organização da Água Salgada “A casa do marisco”.

Outras iniciativas culturais, desportivas e as festas nas freguesias do concelho complementam a programação do Verão em Tavira.

 

Do Allgarve ao Nadagarve

 

«Este ano temos um programa do Verão em Tavira equilibrado, mas gastando menos», explicou ao Sul Informação o presidente da Câmara Jorge Botelho. O autarca revelou que este ano serão gastos 75 mil euros na programação, ou seja, metade do que foi gasto em 2011.

Jorge Botelho explicou que o protocolo entre a Câmara e a Associação da Baixa de Tavira prevê que os comerciantes angariem entre si mais algum dinheiro para financiar o programa de animação.

«Este é o nosso contributo responsável para controlar as contas, não deixando de fazer as coisas», disse.

O autarca criticou ainda a extinção do programa Allgarve, sobretudo porque «se passou de um Allgarve, para um Nadagarve». «O Allgarve foi criticado irresponsavelmente e acabou por ser extinto, sem que nada fosse criado no seu lugar. E agora o que vão os políticos que tanto o criticaram fazer?», interrogou.

Jorge Botelho também criticou o programa lançado há quinze dias pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, sob a designação genérica de «Algarve com Eventos», e que apenas reúne, num só folheto, as principais iniciativas promovidas pelas Câmaras Municipais e outras entidades. O autarca garantiu mesmo que a informação de iniciativas em Tavira que consta desse folheto não foi fornecida pela sua autarquia.

«Não preciso de migalhas da Região de Turismo. Não trabalhamos a esse nível caseirinho. Vamos até fazer e divulgar o nosso próprio flyer sobre o Verão em Tavira», garantiu o autarca, que, curiosamente, é tão socialista como António Pina, presidente do Turismo do Algarve.

 

Novo site de Tavira foi produzido por técnicos municipais

 

O novo sítio institucional do Município de Tavira na internet foi também apresentado na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos.

Uma nova imagem, uma navegação mais acessível, novos conteúdos e mais serviços disponíveis é aquilo que os utilizadores poderão encontrar no renovado portal da Câmara Municipal de Tavira, já disponível em tavira.pt.

A autarquia convida a conhecer o novo sítio, onde é possível navegar pela atividade municipal, nas diferentes áreas de intervenção, descobrir o concelho e toda a sua riqueza natural e cultural, realizar serviços online no balcão virtual e ficar a par das notícias que marcam a atualidade do concelho e da ação municipal.

Destacam-se como pontos fortes a imagem mais moderna e dinâmica, novos conteúdos informativos e uma melhor organização estrutural, resultando numa navegação mais fácil e convidativa.

A pensar nos cidadãos e nas empresas, o menu balcão virtual foi, igualmente, alvo de restruturação, congregando, agora, mais informação e a possibilidade de realização de serviços online, através do munícipe online.

Este novo portal foi integralmente produzido por técnicos da autarquia, pelo que o mesmo não acarretou custos acrescidos.

Clique, navegue e tenha acesso a tudo o que temos para lhe oferecer, designadamente, a programação do “Verão em Tavira 2012”.

 

 

Conheça aqui toda a programação do Verão em Tavira.

 

 

Comentários

pub