Já arderam 5000 hectares na serra de Tavira

Já arderam 5000 hectares na serra de Tavira. A estimativa foi adiantada há pouco pelo secretário de Estado da Administração […]

Já arderam 5000 hectares na serra de Tavira. A estimativa foi adiantada há pouco pelo secretário de Estado da Administração Interna, que visitou o Cachopo para se inteirar da situação do incêndio que desde ontem à tarde lavra naquela zona da Serra do Caldeirão.

Neste momento, há mais três fogos ativos no Algarve, embora, segundo as autoridades, nada tenham a ver com o incêndio de Tavira: um em Almada de Ouro, outro em Monte Francisco, ambos no concelho de Castro Marim, e um terceiro em Alportel (concelho de São Brás de Alportel).

Tendo em conta a manutenção das condições propícias à ocorrência de incêndios, as autoridades decretaram entretanto o estado especial de alerta, que passou para nível laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) no distrito de Faro, para “aumentar a prontidão das forças em 50 por cento e o seu refrescamento”, pois há operacionais a combater o fogo há longas horas.

O fogo do Cachopo está a ser combatido por 414 operacionais, 130 viaturas, seis meios aéreos (dois helicópteros pesados, um helicóptero de coordenação da Força Aérea, dois aviões anfíbios, e um avião canadair espanhol).

Além de bombeiros das corporações de todo o Algarve, foram ainda mobilizados operacionais de Beja, Setúbal, Évora e Lisboa, bem como cinco pelotões militares, que estão a ajudar nas operações de rescaldo.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, por seu lado, disse que foram evacuadas 17 pessoas dos montes de Castelão e Feiteira, perto do Cachopo, por precaução. Essas pessoas foram alojadas nos lares de idosos do Barranco do Velho e do Cachopo.

Na zona há várias estradas cortadas, por razões de segurança, devido ao fogo. São elas a EN124, entre Cachopo e Feiteira, o Caminho Municipal 397, que liga Cachopo a Tavira, e a Estrada Nacional 392, cortada na zona de Monte da Ribeira.

Comentários

pub