Incêndio de São Brás de Alportel reduzido às frentes de Javali/Cova da Muda e Malhada do Judeu (atualizado)

O incêndio de São Brás de Alportel ficou reduzido, ao início desta tarde, a uma frente ativa. Essa frente lavra […]

O incêndio de São Brás de Alportel ficou reduzido, ao início desta tarde, a uma frente ativa. Essa frente lavra no sentido Norte-Sul na zona de Javali e Cova da Muda e o Sul Informação apurou que, até há uma hora, não ameaçava habitações.

Segundo o site da Proteção Civil, o incêndio ficou reduzido a uma frente ativa às 15h05, com «as operações de combate a decorrerem favoravelmente».

António Eusébio, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, disse ao Sul Informação que esteve na zona de Javali e Cova da Muda há uma hora, numa altura em que o incêndio «estava longe das habitações».

No entanto, o autarca lembra a importância da fase de rescaldo para evitar que a situação se volte a complicar. «Já se sabe que pode haver reacendimentos, por isso o rescaldo é muito importante, e para isso é preciso que os bombeiros e os meios aéreos permaneçam no local».

Apesar da informação oficial reduzir o fogo a uma única frente, no vizinho concelho de Tavira, as chamas continuam com intensidade na Malhada do Judeu, freguesia de Santa Catarina, e na Peralva, Cachopo, segundo revelou ao nosso jornal fonte da Proteção Civil tavirense.

A mesma fonte garantiu ao Sul Informação de que não se trata da mesma fonte de Javali/Cova da Muda.

No combate às chamas continuam 1034 homens, apoiados por 182 veículos operacionais, 13 meios aéreos e 19 máquinas de rastos.

O Exército português tem cerca de 250 homens, acompanhados por 30 viaturas, das quais quatro são máquinas de rasto, a ajudar no combate às chamas no Algarve.

Este incêndio, que já dura há quatro dias, deflagrou na quarta-feira ao início da tarde, em Catraia, Tavira, e alastrou ao concelho de São Brás de Alportel.

 

Atualizado às 16h01, incluindo a informação sobre o fogo em Malhada do Judeu (Santa Catarina da Fonte do Bispo)

Atualizado às 16h22, incluindo a informação sobre o fogo em Peralva (Cachopo)

Comentários

pub