Incêndio nos Montes Novos, em Loulé, foi dado como dominado pela Proteção Civil

O incêndio que começou esta tarde nos Montes Novos, concelho de Loulé, foi dado como dominado pelo site da Proteção […]

O incêndio que começou esta tarde nos Montes Novos, concelho de Loulé, foi dado como dominado pelo site da Proteção Civil às 20h42 desta segunda-feira. O fogo começou pelas 14h30 e foi desde cedo atacado com meios aéreos e, pouco depois, com meios terrestres. As chamas deflagraram bem perto de duas zonas afetadas pelos fogos que assolaram a Serra do Caldeirão na passada semana, as localidades Sambrasenses de Javali e Parises.

O presidente da Câmara de São Brás de Alportel estava, de resto, nesta última localidade, quando o fogo começou. António Eusébio, o seu congénere tavirense Jorge Botelho e o secretário geral do PS José António Seguro estavam a realizar uma visita às vítimas do fogo que deflagrou na Catraia, Tavira, na passada quarta-feira e acabaram por ser surpreendidos com um novo incêndio, numa área que não tinha ardido antes, mas bem perto da linha que deixou na Serra um rasto de destruição, ou, nas palavras de António Eusébio, «um cenário Dantesco».

O périplo era de avaliação de estragos, mas acabou com uma nova dor de cabeça. Pouco depois de a coluna de fogo se tornar percetível, como os repórteres do Sul informação puderam testemunhar, foram acionados meios aéreos, nomeadamente dois helicópteros de combate a fogos.

Mais tarde, chegaram a estar envolvidos no combate às chamas dois aviões canadair, cinco helicópteros bombardeiros pesados, máquinas de rastos e outros meios estão a ser usados para controlar o fogo que esta tarde começou em Montes Novos (Loulé), bem perto das zonas massacradas de Javali e Parises (São Brás de Alportel).

Comentários

pub