Festival Guadiana Music Fest cancelado, Manta Beach em risco

O Festival Guadiana Music Fest, que, em julho e agosto, traria a Vila Real de Santo António concertos de Pablo […]

O Festival Guadiana Music Fest, que, em julho e agosto, traria a Vila Real de Santo António concertos de Pablo Alborán, Mariza e Carminho, foi cancelado pela promotora a apenas três dias do primeiro espetáculo.

Em risco está também a abertura do clube de praia Manta Beach, na Manta Rota, uma vez que a concessão tinha sido atribuída este ano, após concurso público, à mesma promotora do festival.

O concerto de Pablo Alborán, com a presença de Carminho, estava agendado já para esta sexta-feira à noite, dia 20, no Estádio Municipal de VRSA, enquanto os restantes dois estavam marcados para 28 de julho (Mariza) e 11 de agosto (Carminho), no espaço do Manta Beach Club.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já anunciou, em esclarecimento enviado aos jornais, que, «tendo em conta todos os prejuízos diretos e indiretos causados à Câmara Municipal e ao seu bom nome, e continuando a agir no mais escrupuloso cumprimento da lei» irá acionar «de imediato todos os meios judiciais ao seu dispor».

No seu esclarecimento, a autarquia recorda que «nos termos da lei, e na sequência de um concurso público, a autarquia de VRSA adjudicou o evento Manta Beach Club a Sofia Marques Martins que, em nome singular, se havia candidatado à realização do mesmo e oferecido as melhores condições entre os dois proponentes».

A mesma promotora veio depois «autonomamente» propor o evento Guadiana Music Fest. A Câmara explica que nunca «esteve envolvida na contratação dos artistas com atuação agendada para o festival Guadiana Music Fest, comprometendo-se apenas a ceder o Estádio Municipal de VRSA para a realização do concerto de Pablo Alborán e a facultar alguns suportes de comunicação».

Quanto ao Manta Beach Club, espaço de festas e concertos que abre em pleno areal da Manta Rota durante o verão, a Câmara diz que, após o concurso público e «na sequência da decisão do júri, a autarquia de VRSA adjudicou o procedimento concursal do Manta Beach Club ao vencedor no dia 22 de junho, tendo a assinatura do consequente contrato de concessão de serviços públicos para a promoção do evento sido marcada para o dia 13 de julho».

Nesse contrato, esclarece, «o adjudicatário comprometia-se a assumir todas as licenças, autorizações, bem como o cumprimento integral do cartaz e características das estruturas apresentadas na proposta».

No entanto, «na data marcada, o adjudicatário recusou-se a assinar o contrato de concessão de serviços, contrariando todos os compromissos que haviam sido assumidos para com o município de Vila Real de Santo António, nomeadamente em termos de prazos, cartaz, estruturas e demais condições contratuais».

Por isso mesmo, «nos termos da lei, a autarquia de VRSA eliminou o vencedor do concurso público para a concessão do evento Manta Beach Club, notificando assim o segundo classificado do concurso, a empresa Ineditouch», propriedade da empresária e taróloga Maya, que já garantiu estar a desenvolver esforços para conseguir os meios necessário à implementação do projeto..

Mas a confusão não ficaria por aqui. É que, segundo acrescenta a Câmara Municipal, apesar de não ter sido assinado o contrato para a concessão do Manta Beach, «em momento algum o promotor dos três concertos agendados no âmbito do Guadiana Music Fest colocou em causa» a realização do festival.

«Só esta terça-feira, e a três dias da sua realização, o promotor divulgou à imprensa a indisponibilidade para os efetuar, não tendo a autarquia, de alguma forma, sido notificada do seu cancelamento», garante a Câmara.

O Manta Beach Club deveria abrir as suas portas no próximo fim de semana, mas, com esta confusão, resta saber se isso será possível.

Comentários

pub