Festival da Sardinha de Portimão é um Eco-evento

Este ano, o Festival da Sardinha tem pegada ecológica, através da atribuição da categoria de Eco-evento, no âmbito do programa […]

Este ano, o Festival da Sardinha tem pegada ecológica, através da atribuição da categoria de Eco-evento, no âmbito do programa da ALGAR, entidade responsável no Algarve, pela gestão do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos.

A preocupação ambiental tem uma marca forte nesta edição do certame, com a atribuição ao Festival da Sardinha da qualidade de Eco-evento: com cerca de seis restaurantes e uma capacidade total de 2.500 lugares sentados, além de mais de uma centena de stands repartidos por cerca de 140 expositores com todo o tipo de produtos, a questão ambiental – mais do que nunca – deve estar assegurada.

A Portimão Urbis, entidade responsável pela organização do Festival, candidatou a edição de 2012 ao programa ECO-evento e obteve essa atribuição, cujo objetivo é o de minimizar o impacto ambiental num evento que respeita o meio-ambiente, fazendo com que os participantes colaborem na deposição seletiva dos resíduos de embalagem (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro).

Assim, a ALGAR instalará ecopontos e assegurará o transporte e colocação dos mesmos no recinto, bem como o fornecimento de um “Manual do Eco Evento”, ministrando ainda uma ação de formação a todo os colaboradores e expositores que participam no evento.

Por outro lado, Portimão quer-se assumir cada vez mais como uma cidade ‘Cycle ’ e nesse sentido o maior festival gastronómico do país dá resposta a todos aqueles que vivem um estilo de vida mais ecológico, estando disponíveis nas duas entradas do certame, e ao longo da sua realização, duas bolsas de estacionamento reservadas às bicicletas.

Nesse sentido, ir de “bicla” ao Festival da Sardinha será uma realidade através do apoio do movimento “Portimão Cycle Chic”, criado por três jovens que têm em comum o gosto pelas bicicletas e por tudo o que lhes está associado, nomeadamente o estilo de vida que proporcionam.

Num percurso que é feito pela Zona Ribeirinha ou pelo Parque de Feiras e Exposições, o acesso é plano e haverá pessoal que cuidará das bicicletas, recebendo os seus proprietários uma senha.

No Festival da Sardinha, o projeto We Like Sharks também vai estar representado patrocinando cerca de 50.000 individuais de mesa do certame, juntamente com o apoio da Ocean2012, existindo um stand para promoção e informação daquele projeto, que tem como objetivo alertar para um consumo sustentável de tubarões, como o cação e a tintureira.

Outra das ações a realizar será o cordão humano para registo fotográfico, o quarto do seu género a realizar em Portugal e o primeiro no Algarve, agendado para o primeiro fim-de-semana deste evento gastronómico.

Uma vez que a edição deste ano do Festival da Sardinha estreia uma nova imagem, que transmite a ligação de Portimão à sardinha e sua afinidade com as vivências da cidade, onde aos arcos da ponte ferroviária se juntaram o azul do mar e uma linha vintage, todo esse visual vai estar refletido em vários produtos de merchandising para miúdos e graúdos, disponíveis em dois corners no recinto: t-shirts, pólos, canecas, aventais, ímans, afia-lápis, lápis flexíveis e borrachas serão uma boa recordação para levar para casa.

As entradas custam 5 euros, com o Bilhete Familiar a custar 16 euros e o Bilhete Festival ao preço unitário de 30 euros, havendo a novidade de ingresso do Bilhete de Três Dias a 14 euros.

Os bilhetes podem ser adquiridos no Posto de Turismo de Portimão (Rua 5 Outubro) e na Loja da Reabilitação Urbana (Av. S. João Deus). A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos. Venda online: www.blueticket.pt.

Acompanhe todas as novidades em www.festivaldasardinha.pt

Comentários

pub