Feira da Serra arrecada mais de 37 mil euros para ajudar Caldeirão a renascer das cinzas

A Feira da Serra de São Brás de Alportel permitiu angariar mais de 37 mil euros para a ação solidária […]

A Feira da Serra de São Brás de Alportel permitiu angariar mais de 37 mil euros para a ação solidária “Renascer das Cinzas”, através da totalidade do valor de receita de bilheteira do certame que teve lugar nos passados dias 27, 28 e 29 de julho.

A Comissão Organizadora da Feira da Serra salienta que, «após a catástrofe que abalou o município e transformou em cinzas mais de metade do território e uma boa parte da riqueza natural de São Brás de Alportel», decidiu-se prosseguir com a realização deste certame, «de modo a prestar homenagem à serra e aos seus habitantes, e canalizar todas as receitas das bilheteiras para a Campanha “Renascer das Cinzas”, uma campanha criada para minimizar o rasto de destruição do incêndio».

A solidariedade dos mais de 24 mil visitantes da Feira da Serra, entre os quais se contabilizam adultos, crianças, colaboradores e convidados, conseguiu arrecadar mais de 37 mil euros que irão agora ser direcionados para auxiliar as famílias mais afetadas pelo incêndio.

Esta edição especial da Feira da Serra foi apadrinhada por Alberto Melo, um dos principais mentores da Associação In Loco e considerado justamente o “pai da Feira da Serra”.

Na ocasião da publicação do seu novo livro “Passagens Revoltas”, uma coletânea de escritos que dá conta de mais de quatro décadas de intervenção e ação local com vista a um desenvolvimento sustentado, o Município de São Brás de Alportel quis prestar-lhe homenagem e agradecer-lhe o contributo de uma vida, pela Serra do Caldeirão.

Na sessão de inauguração, Alberto Melo recordou um pouco da já vasta história da Feira da Serra, lembrando o seu propósito inicial, o de “uma feira criada para mostrar e potencializar os produtos da serra, bem como as tradições, os hábitos e costumes de São Brás de Alportel e de um Algarve com raízes culturais muito próprias, que merecem ser dignificadas e valorizadas” e felicitou a Câmara Municipal por ter dado continuidade deste projeto e por toda a aposta que tem feito da Feira da Serra o grande evento que é hoje.

 

SPA serrano fez a sua estreia

 

Regendo-se então por estes princípios fundadores, a 21.ª edição da Feira da Serra constitui-se como Eco Evento e reinventou-se com um novo sítio dedicado a mais um fruto da serra, o Medronho, apresentou o novo SPA Serrano, dedicado aos produtos naturais da região, desafiou a criatividade com um concurso artísticos de chapéus, sob o tema “Uma Feira de se Tirar o Chapéu”, e encantou com a 2.ª edição do desfile de moda São Brás Fashion, levando à passerelle as melhores propostas do comércio local e a beleza e talento da juventude são-brasense.

O novo Sítio do Medronho convidou os visitantes a uma viagem ao passado por antigas tabernas que davam a provar as mais deliciosas aguardentes de medronho, acompanhadas pelas curiosidades dos entendidos da Confraria do Medronho “Os Monchiqueiros”, rumo ao presente nos refrescantes gelados deste fruto, com vista o futuro presente na mais recente investigação da Universidade do Algarve, a Medronhada.

Os sabores e aromas de medronho estenderam-se ao Palco Sabores, onde durante as três noites o chef Jorge Sancho e sub chef Fernando Cunha, o chef Manuel Pires e os chefs Bruno Viegas e Bruno Rocha apresentaram ao vivo diversas sugestões gastronómicas.

A viagem pelo paladar conduziu ainda ao Encontro de Sabores, onde 6 restaurantes e uma tasca apresentaram saborosas tentações da gastronomia local, tal como o xarém, o jantarzinho de grão com galinha, o ensopado de borrego, entre outras iguarias confecionadas com produtos de qualidade facilmente encontrados no espaço do Mercado Municipal.

O SPA Serrano, outra das novidades da Feira desafiou a sentir a natureza com todos os sentidos… com a apresentação de vários produtos naturais disponíveis para demonstrações, todas as noites.

 

“Uma Feira de se Tirar o Chapéu” premiou originalidade

 

A criatividade foi a convidada de honra nesta 21ª edição de se tirar o chapéu, lançada no desafio de criar chapéu original ou transformar um chapéu já existente. “Uma Feira de se Tirar o Chapéu” contou com a participação de cerca de quatro dezenas de chapéus avaliados por um artesão local, Custódio Cavaco, uma artística plástica Local, Ana Calheta, um representante do Agrupamento de Escolas de São Brás de Alportel, a professora de Artes Ricardina, e um representante da Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, Ana Fernandes.

Na segunda categoria de chapéus transformados o 3º lugar foi atribuído a Célia Vicente pelo trabalho “Esfarrapar ganga”, seguindo-se o 2º prémio entregue a “Chapéu Fuxicos” de Eugénia Góis, reservando para 1º classificado “Retalhos da Minha Serra”, de autoria de Ercília Gomes.

Na primeira categoria, dedicada à criação de um chapéu original, Susana Nunes arrecadou o 3º prémio, com o trabalho “Chapéu de Letras”, seguindo no 2º lugar Elisabete Sousa com um chapéu intitulado “Entra a Serra e o Mar” e por último a grande vencedora desta categoria – Sónia Nunes com “Chapéu de Palma”.

Todos os vencedores ganharam um cesto recheado e adornado com produtos e materiais de vários expositores da Feira da Serra 2012.

A animação também marcou presença nesta 21ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, desde o Picadeiro que presenteou os visitantes batismos de equitação, carrocel, cavalhadas e espetáculos equestres, passado pelo Sítio dos Curiosos com mais de uma dezenas de divertidas experiências para os mais novos, com paragem no Sítio dos Animais com simpáticos passeios de burro, a animação andou à solta no recinto da Feira da Serra no Desfile Etnográfico a Cavalo, na batida do grupo Percutunes ou ainda nos sons da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

O Palco Principal e Palco Sonoridades completaram este programa de animação com música e dança de toda a região e de todas as idades, reservando o Palco Sonoridades todos os dias uma Hora Mostra-te, onde os jovens são-brasenses mostraram as suas potencialidades.

No Palco Principal estiveram nomes sonantes do panorama musical português, tais como os Lucky Duckies, Chave D’Ouro, o melhor do comércio local e o empreendedorismo jovem de dois criadores são-brasenses no São Brás Fashion 2012, a magia do humor com entertainer Herman José e ainda as melodias do grupo algarvio Entre Luas, encerrando ao som dos sons eletrizantes dos Amor Electro.

 

Seja solidário e deposite o seu donativo

 

A Feira da Serra de São Brás de Alportel despede-se assim de mais uma edição com saldo positivo e relembra «com este pequeno passo solidário que ainda há um longo caminho a percorrer para que a Serra do Caldeirão volte à normalidade, um caminho que pode ser trilhado por todos os que queiram contribuir para a Campanha Renascer das Cinzas, disponível do NIB: 000700000010831931923 do Banco Espírito Santo».

 

Veja mais fotos da Feira da Serra clicando aqui

 

 

Comentários

pub