Jovens organizam exposição de vídeo-arte que passeia pela cidade de Portimão

Eles são jovens à volta dos 30 anos e formaram a Plataforma Download, associação cultural de Portimão. Entre 6 e […]

Eles são jovens à volta dos 30 anos e formaram a Plataforma Download, associação cultural de Portimão. Entre 6 e 17 de julho organizam, em espaços diversos da cidade, a exposição de videoarte denominada «CINEMA».

E quem são eles? São Marisa Baptista, 33 anos, arquiteta/vídeo artista, Nuno Barreiras, 33 anos, vídeo artista/arqueólogo, Marcos Valverde, 34 anos, vídeo artista, Hugo Santos, 31 anos, sonoplasta e Dj, Ana Correia, 31 anos, produtora de tv, e Pedro Duro, 37 anos, marketing manager.

Ana Correia explica ao Sul Informação que a ideia desta exposição de arte contemporânea, desenhada como um percurso pela cidade de Portimão, centro e zona ribeirinha, «parte de iniciativas anteriores que alguns membros desenvolveram, em que se pretendeu aliar a dinamização cultural e artística a um ambiente de lazer».

«A nossa própria prática artística e profissional trouxe-nos ao ponto em que consideramos que o Algarve e a nossa cidade têm muito talento para divulgar». Nesse sentido, durante o verão do ano passado, a Marisa, o Nuno e o Hugo «organizaram a iniciativa download@lota, que ocupou as fachadas do edifício da Antiga Lota de Portimão e deu espaço à divulgação de projetos musicais».

Marisa Baptista e Nuno Barreiras, que se dedicam à vídeo-arte, com projetos também com Marcos Valverde, tomaram a iniciativa de reunir a equipa em torno deste projeto: «criar uma exposição de arte contemporânea que se frui como um passeio pela cidade de Portimão, aberto a todos gratuitamente. Consideramos que é importante estimular essa comunidade criativa da região, trazendo uma perspetiva variada sobre a cultura visual baseada no vídeo e radicada no cinema».

E será assim que, de 6 a 17 de julho, com entrada gratuita, estarão em exposição obras de oito jovens artistas, portugueses e estrangeiros, de relevo internacional, em seis locais distribuídos pela cidade.

«A ligação simbólica entre as obras e os locais de exposição pretende proporcionar ao visitante uma experiência fluida, mas marcante de fruição da arte e da cidade», acrescenta Ana Correia.

Assim, na etic_algarve, escola técnica de imagem e comunicação, no piso térreo do antigo edifício da Caixa Agrícola, estará a instalação multimédia «Infinite Suns», de Marco Donnarumma.

Na cisterna do ISMAT Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, é possível visitar a instalação interativa «K.~» do artista-programador André Sier.

No edifício da Antiga Lota de Portimão, estará patente o filme «Minhocão», de Raphael Grisey. Este filme sobre comunidade e reabilitação serve também de mote a uma mesa-redonda, iniciativa da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Sul, sobre reabilitação do património edificado, em data a anunciar.

No Tempo, Teatro Municipal de Portimão, estarão expostos a instalação de três canais «Wedding», de Koken Ergun, na Black Box, e «Assault UK-PT», da dupla portuguesa Mário Pires Cordeiro e João Lima Duque, no Pequeno Auditório.

Na Casa Manuel Teixeira Gomes, estará em exibição a instalação de dois canais «Exercice2: WordS», da dupla Marisa Baptista e Nuno Barreiras, na Sala Multiusos, No pátio, será possível ver o filme «Territórios», de Mónica Baptista.

No Museu de Portimão, é possível ver «Found Footage», de Clemens von Wedemeyer, no átrio do auditório.

E como foram estes artistas escolhidos? Ana Correia responde: «os artistas foram escolhidos por Marisa Baptista, que assume um papel de curadora e diretora da iniciativa. São artistas com quem nos cruzámos ao longo do nosso trabalho. O objetivo é reunir uma variedade de abordagens à imagem como meio artístico. Entre os artistas, encontram-se pessoas de Portimão, artistas portugueses e artistas estrangeiros de vários pontos da Europa».

Durante a inauguração, estarão presentes, além da organização, João Lima Duque e Mário Pires Cordeiro (pianista e artista plástico que formam esta dupla portuguesa), e também o artista-programador André Sier.

A inauguração está marcada para sexta-feira, dia 6, com uma festa de abertura que se irá passar no Largo 1º de Dezembro, frente ao Teatro Municipal, com música de Miss Baila e Navarro, das 18 às 23h00, e no espaço exterior do Museu de Portimão, junto ao rio, com live-acts de RoundHouse Kick e GI JOE Show, a partir das 21.30.

Todos os espaços expositivos estarão abertos a partir das 17h00, a Casa Manuel Teixeira Gomes, o Tempo e o Foyer do auditório do Museu estarão abertos até às 23h00.

 

Programa paralelo com workshops, mais cinema e palestra

 

Além da exposição-circuito, haverá várias iniciativas paralelas, como o workshop de OpenFrameworks 7 por André Sier, a decorrer dia 6 e 7, no ISMAT (com inscrições abertas em workshops.cinemavideoarte@gmail.com).

Haverá também um ciclo de cinema, organizado em colaboração com a associação Contramaré, que pretende exibir filmes relacionados com as obras em exposição, mas ainda não estão definidas o local e as datas (mais informações em www.cinemaexposicaovideoarte.org).

No sábado, dia 14 de julho, a partir das 19h00, irá decorrer na Antiga Lota, uma sessão das AlgarveTalks, sobre a recuperação/reabilitação do património  edificado, uma iniciativa que surge de um convite da organização à Ordem dos Arquitetos Secção Regional Sul, que apoia a instalação do filme «Minhocão» de Raphael Grisey.

Para organizar tudo isto, o grupo de jovens artistas portimonenses teve de procurar apoios e parcerias. Ana Correia conta que «o primeiro apoio concedido ao projeto veio da Fundação Calouste Gulbenkian, no Programa de Apoio às Artes Visuais. Contamos também com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve. A nível local, temos o apoio da Câmara Municipal de Portimão. Formámos parcerias com o ISMAT, que cede espaços e equipamento, com a etic_algarve, cujos alunos Ricardo Maltinha e Alexandre Jorge desenharam o logotipo da iniciativa. Como parceiros tecnológicos, a Pioneer, que cede algum equipamento, e No Dough Studios, que desenvolveu o nosso site».

Mesmo assim, não tem sido fácil pôr de pé um projeto tão ambicioso como este «CINEMA». «É muito difícil organizar uma iniciativa deste género nestes tempos. Apesar de tudo, foi possível conseguir alguns apoios, mas todos os envolvidos colaboram pro bono. Os artistas aceitaram receber uma fee simbólica. O projeto arrancou com o apoio da Fundação Gulbenkian, mas toda a organização se centra em resolver problemas e arranjar soluções para podermos concretizar o que imaginámos. Ultrapassamos os problemas acima de tudo devido à experiência profissional de cada um e ao nosso empenho», garante Ana Correia.

Esta iniciativa da plataforma cultural Download, com curadoria de Marisa Baptista e apoio da Fundação Gulbenkian, parte assim da vontade de oferecer uma programação cultural inovadora e estimulante a toda a população, portimonenses, algarvios e turistas, numa mostra variada e transversal da cultura visual presente na arte contemporânea e nos seus cruzamentos com o cinema.

«Se o cinema é a arte que veicula a cultura da imagem às massas, estas obras são produtos de reflexão do poder da imagem», dizem os organizadores.

 

 

Programação por espaço:

 

TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Black Box – Wedding de Koken Ergun – instalação de 3 canais de vídeo

Pequeno Auditório – Assault UK-PT de Mário Pires Cordeiro e João Lima Duque

Horário normal de funcionamento – terça a sábado: 14h00 -19h00  (exceto na inauguração, até às 23h00)

 

Museu – Auditório

Found Footage (from The Fourth Wall) de Clemens von Wedemeyer – filme-pesquisa incluído na obra The Fourth Wall

Horário normal de funcionamento – quarta-feira a domingo: 10h00-18h00 e terça-feira: 14h00-18h00

 

Casa Manuel Teixeira Gomes

Exercise 2: WordS de Marisa Baptista e Nuno Barreiras – instalação 2 canais de vídeo

Territórios de Mónica Baptista

Horário – segunda a sexta: 10h00-23h00, sábado e domingo 17h00 – 23h00

 

Antiga Lota de Portimão

Minhocão de Raphael Grisey – filme-ensaio
Horário: segunda a quinta: 17h00 – 22h00 e sexta, sábado e domingo: 15h00 -22h00

 

ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

K.~ de André Sier – instalação interativa – 18h00 -23h00 (fechado ao domingo)

 

Programa dos workshops no ISMAT

6 e 7 julho: OF007 – introdução ao OpenFrameworks 7 por André Sier, artista-programador: ambos dias de manhã e à tarde, total 14 horas

9, 10 e 11 julho: Live Media and FLOSS, Focus on Pure Data com Marco Donnarumma, artista new media, workshop falado em inglês (ou espanhol, italiano): dia 9 de julho segunda-feira à tarde, dia 10 e 11 manhã e tarde (cerca de 18 horas no total)

Inscrição: 70€ | número mínimo (8) e máximo de participantes (12) | >15 anos

 

etic-algarve

The Infinite Suns Project de Marco Donnarumma, instalação vídeo e áudio
Horário: 17h00 -22h00 de segunda a quinta e das 15h00 -22h00 à sexta e sábado (fechado ao domingo)

 

Saiba tudo sobre os artistas presentes clicando aqui.

 

 

 

Comentários

pub