Dinossauros esperam por si no Portimão Arena

Os dinossauros já estão à espera das famílias e das escolas no Portimão Arena, todos os dias, até 9 de […]

Os dinossauros já estão à espera das famílias e das escolas no Portimão Arena, todos os dias, até 9 de Setembro, das 17 às 24 horas.

Ontem, a abertura da maior exposição da Europa sobre dinossauros, que agora chega ao Algarve, contou com a presença do presidente da Câmara de Portimão Manuel da Luz, da vereadora Isabel Guerreiro e das respetivas famílias.

Mas quem aproveitou mais a visão dos enormes animais, em tamanho real, acabou mesmo por ser o Pedro, filho de vereadora, grande conhecedor destas coisas dos dinossauros, como a maioria das crianças dos dias de hoje.

«A exposição é pensada para o público em geral, mas em especial para as famílias e para os mais jovens. Muitas vezes, são os mais jovens que vão explicando aos outros o que estamos a ver», disse Vítor Ferreira, da empresa PA Leading, uma das organizadoras da exposição, em conjunto com a Between Planets.

A exposição «O Mundo dos Dinossauros» termina no Algarve a sua digressão nacional, que começou na Madeira, passou por Viana do Castelo, Lisboa, Porto e Batalha. «Reservámos a grande final para o Sul», disse Vítor Ferreira.

«Trata-se da maior exposição de dinossauros da Europa, totalmente pensada e propriedade de um português, que foi reunindo e criando um espólio ao longo dos anos», acrescentou.

Os dinossauros são apresentados em tamanho real, inseridos em cenários que recriam os ambientes em que viveram há milhões de anos, quando estes magníficos seres dominavam o planeta. Florestas, desertos, margens de rio, cascatas e zonas de vegetação densa, tudo isso é apresentado no Portimão Arena, para ajudar o visitante a fazer uma viagem de milhões de anos. E nem sequer faltam os rugidos aterradores dos bichos.

«O Mundo dos Dinossauros» é uma exposição lúdica com carácter didático, onde todos podem ver, bem de perto, os grandes répteis que dominaram o Planeta, como os temíveis Velociraptors, os Oviraptores, o T-Rex, ou outros mais simpáticos, como o Braquiossauro, que, apesar de enorme, se alimentava de plantas.

 

Viagem fantástica

A proposta é uma viagem por entre cenários de florestas, bosques e desertos, que levará a imaginação dos visitantes até milhões de anos atrás.

«O Mundos dos Dinossauros» integra bichos à escala real, algumas das quais reagem com movimento e som à presença dos visitantes – preparem-se para alguns sustos! – o que torna a visita dinâmica e interativa.

A visita «Ao Mundo dos Dinossauros» inicia-se num estúdio de cinema, seguindo-se depois a viagem nos cenários naturais.

A exposição integra seis áreas distintas: o Estúdio de Cinema, onde é projetado um pequeno documentário sobre a vida e extinção dos dinossauros. A partir daqui, faz-se o regresso ao passado.

Na Galeria de Fósseis, onde, depois de passar por um cenário de escavação paleontológica e por um laboratório, o visitante vai poder ver centenas de peças representativas de ossadas, dentes, garras e muitos outros elementos, como três esqueletos completos de dinossauros, incluindo um esqueleto de 10 metros de um Yangchanossauro.

Segue-se a Exposição de Dinossauros, com cenários que recriam a paisagem de então e figuras dos animais em tamanho real.

Depois chega uma das zonas que faz as delícias das crianças, já que aí podem, literalmente, meter mãos à obra. Trata-se do Atelier de Paleontologia/Espaço Criança. Já perto do fim e depois de verem os dinossauros em ação, os visitantes são convidados a agirem como paleontólogos e a descobrirem as ossadas de alguns exemplares enterrados na areia. Com a ajuda de monitoras, os miúdos – e não só – são convidados a escavar e descobrir os seus próprios fósseis.

Finalmente, na Loja, final da exposição, a oportunidade de levar para casa uma recordação desta visita, continuando em casa e na escola a brincar e a aprender mais sobre a história do Planeta com os dinossauros.

Extra-exposição, há ainda um segundo estúdio de cinema, que apresenta um filme 5D. E 5D porquê? Porque não é só no ecrã que há várias dimensões. Os espetadores, sentados em cadeiras confortáveis e munidos dos necessários óculos, também serão assustados e sacudidos, acompanhando a viagem de um explorador em busca dos dinossauros.

 

À espera do visitante nº 750 mil

Vítor Ferreira, da PA Leading, espera que a exposição repita em Portimão o sucesso que registou nos outros locais por onde passou. De tal forma que se tornou a «exposição mais visitada alguma vez apresentada em Portugal». Querem números? Vítor Ferreira espera que a mostra atinja em Portimão o seu visitante 750 mil!

Sendo uma exposição pensada para o público em geral, mas em especial para os mais jovens, as famílias e as escolas, os preços também refletem essa aposta.

Assim, a organização criou preços especiais para crianças e para as famílias, bem como para grupos de ATL, Escuteiros e Infantários (com marcação prévia). Grupos de 15 alunos obtêm um preço especial, sendo gratuita a entrada para um professor/acompanhante, por cada grupo.

Para maior facilidade e comodidade nas marcações prévias das escolas, foi criada uma Linha de Atendimento Especial Escolas, através do email [email protected] ou do telefone 214 217 205.

 

E vamos lá aos preços:

Criança <3 anos: gratuito

Criança (3 -11): 5 euros

Adulto: 7 euros

Família: 20 euros (2 adultos e até 3 crinaças dos 3-11 anos)

Cinema 5D: 2 euros

Escolas, ATL, Escuteiros: 4 euros/aluno

(mínimo de 15 alunos, sendo obrigatório um professor a acompanhar, que direiro a bilhete gratuito)

 

Saiba mais no site da exposição.

 

Dinossauros “a sério” no Algarve

Se depois quiser complementar esta informação, saiba que no Algarve também há dinossauros, ou antes, os seus vestígios, sob a forma de pegadas fossilizadas, nomeadamente na Praia da Salema, em Vila do Bispo.

O Centro Ciência Viva de Lagos organiza regularmente visitas a este património paleontológico do Algarve e durante esta época estival há algumas previstas no âmbito da programação da Ciência Viva no Verão. Veja quais são as propostas.

Comentários

pub