Criatividade une marcas algarvias na iniciativa empresarial «O Bolo Rei»

A união faz a força é um mote que faz sentido em muitos setores, até mesmo na relação entre empresas. […]

A união faz a força é um mote que faz sentido em muitos setores, até mesmo na relação entre empresas. Cinco companhias algarvias juntaram-se na iniciativa empresarial «O Bolo Rei», que assenta na entreajuda e na promoção mútua, com o objetivo principal de conseguir que cada uma delas chegue mais facilmente a outros pontos do mundo.

A Triplesky, a Algardata, a Stills, a Flavour e a VinilConsta são empresas de áreas e com competências distintas, embora tenham em comum serem ligadas ao setor criativo e às novas tecnologias.

Em conjunto, materializaram a ideia que juntos podemos chegar mais longe, o que neste caso significa mesmo chegar a milhares de quilómetros de distância.

A iniciativa destas cinco empresas algarvias foi um dos exemplos de boas práticas na inovação no mundo de negócios apresentados na primeira sessão do ciclo de conferências «Ativar Tavira». Além da iniciativa «Bolo Rei», deram o seu testemunho responsáveis pelas empresas Hubel e Brisa Inovação.

A apresentação da iniciativa Bolo Rei esteve a cargo do responsável pela empresa TripleSky Bruno Fonseca e baseou-se na imagem de um mapa mundo, onde se podiam ver muitos pequenos pontos, espalhados por diversos continentes. «Juntos podemos ir mais longe, sozinhos não conseguimos chegar a tantos pontos do mundo. Em conjunto, já vamos conseguindo», ilustrou.

«As nossas empresas já antes trabalhavam juntas, se calhar umas mais que outras. A Vinilconsta trabalhava muito com a Algardata e nós [Triplesky] trabalhávamos muito com a Vinilconsta. E as coisas foram surgindo, mais no sentido de criarmos parcerias que nos permitissem chegar a outros mercados onde dificilmente chegaríamos sozinhos», exemplificou ao Sul Informação Bruno Fonseca, à margem da sessão.

«Não posso dizer que seja fácil encontrar os parceiros certos. São necessárias muitas coisas, acima de tudo uma aposta grande na qualidade. Também é importante não termos os mesmo serviços que os nossos parceiros», disse.

Um bom exemplo do funcionamento desta iniciativa é o da campanha do «Ativar Tavira». «Nós fomos contactados pela EMPET para criação de uma marca  e tentámos envolver a maioria dos parceiros. Ou seja, todas as impressões foram feitas pela Vinilconsta e a parte do vídeo só não foi feita pela Stills porque eles estavam em Angola a fazer um trabalho muito importante. E é assim que funciona. Quem angaria o contacto, tenta apresentar os outros parceiros», revelou.

Esta é uma forma de trabalhar que é útil para os membros da iniciativa «O Bolo Rei», mas também para o cliente, pois «permite ganhar muito tempo, que hoje em dia é muito importante». «Se eu souber como uma empresa trabalha, há uma grande facilidade e uma maior rapidez de processos. Sabemos tirar o máximo partido dos nossos parceiros», defendeu.

Embora as parcerias pudessem desenvolver-se sem uma marca associada, os cinco parceiros quiseram ir mais longe. «Quisemos dar a conhecer e, de certa forma, oficializar estas parcerias com uma iniciativa. A ideia do Bolo Rei surgiu porque estávamos na altura do Natal», contou Bruno Fonseca.

Associado ao oficializar desta iniciativa e ao lançamento de um website, foi feita uma original campanha de marketing, dirigida aos muitos clientes que cada uma das empresas conta nas suas carteiras, alguns deles grandes grupos económicos internacionais.

E nem faltou o Bolo Rei, o produto de pastelaria, ainda que diferente e feito ao gosto dos promotores da iniciativa. «Por exemplo, alguns de nós não gostamos de frutas cristalizadas, então o bolo em vez de ter isso tem frutos secos ou chocolate», disse.

Segundo Bruno Fonseca, este Bolo Rei, cuja confeção foi encomendada ao conceituado chef Jorge Lopes, serviu de metáfora ao conceito que as cinco empresas lançaram, já que, no fundo, o que os parceiros estão a vender é criatividade em diferentes formatos. E também serviu para ganhar os clientes pelo estômago, pois cada um recebeu um exemplar da iguaria.

 

O Bolo Rei – Making Of *Parte I from TripleSky on Vimeo.

Todas as fotos foram retiradas do site da iniciativa O Bolo Rei

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