Cineclube de Faro destaca livro sobre arquitetura e cinema em mais uma sessão de Livros em Cadeia

O arquiteto Luís Urbano será o convidado deste mês da iniciativa «Livros em Cadeia» do Cineclube de Faro e irá […]

O arquiteto Luís Urbano será o convidado deste mês da iniciativa «Livros em Cadeia» do Cineclube de Faro e irá apresentar a obra «The Architecture of Image. Existencial space in cinema», de Juhani Pallasmaa. A sessão terá lugar na sexta-feira, às 18 horas, na nova sede do Cineclube de Faro e a entrada é livre.

Este é um dos livros que estão disponíveis para requisição por qualquer pessoa na Biblioteca da associação algarvia. A exposição do vasto espólio da coletividade e a dinamização do serviço de requisições foi uma das vitórias do Cineclube, com a mudança para um novo espaço, situado bem perto da entrada de urgências do Hospital de Faro.

A obra a apresentar é uma «análise de 5 filmes de 4 diferentes realizadores (A Corda e Janela Indiscreta de Hitchcock, Nostalgia de Tarkovsky, The Shining de Kubrick e Profissão: Repórter de Antonioni) revela a intenção do autor/arquiteto», revelou o Cineclube numa nota de imprensa.

«Este livro explora as existentes relações entre cinema, arte e arquitetura. Pallasmaa examina cuidadosamente a maneira como estes realizadores usaram o imaginário arquitetónico para criar estados emocionais nos seus filmes», acrescentou a associação.

Foi esta relação da obra com a arquitetura que levou o Cineclube de Faro a convidar Luís Urbano, que para além de arquiteto e docente da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi também autor de artigos sobre as intersecções entre a arquitetura e o cinema no Jornal de Arquitetura.

O projeto “Livros em Cadeia” é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e conta com o apoio da Universidade do Algarve.

Comentários

pub