Cinco ideias de negócio saíram do Startup Weekend de Portimão

Cinco projetos para startups – ideias de negócio que um dia poderão ser empresas – saíram do primeiro Portimão Startup […]

Cinco projetos para startups – ideias de negócio que um dia poderão ser empresas – saíram do primeiro Portimão Startup Weekend, que decorreu de sexta-feira a domingo na cafetaria do Museu de Portimão.

Foram 52 horas de muito trabalho, espírito de equipa, entusiasmo e boas ideias de negócio, num fim de semana empreendedor e inspirador para todos os que responderam a este desafio.

Neste primeiro Startup Weekend no Algarve, participaram 30 pessoas, divididas em sete equipas, vindas de todo o país, nomeadamente de Guimarães, de Lisboa, e de vários pontos da região algarvia, claro.

A trabalhar no espaço da cafetaria do Museu de Portimão, virados para o rio Arade e num fim de semana de muito calor e a convidar para a praia, os participantes, os seus mentores e até os membros do júri que avaliaram as propostas, resistiram à tentação e lançaram-se ao trabalho de alma e coração.

«Por ser no Verão, no Algarve, com outros atrativos, por ser o fim de semana da Concentração Motard de Faro, não estávamos à espera de tanta gente», disse ao Sul Informação Pedro Santos, um dos responsáveis pela organização do Startup Weekend em Portugal.

«Há pessoas que vieram de propósito de Lisboa e de outros locais mais longe», acrescentou.

Play Pal, Playin, Inspiring Vision, Go Seeds Go e GoThere são os nomes dos cinco projetos que foram apresentados ao júri, ao final da tarde de domingo, pelas equipas que os prepararam.

O projeto Play Pal, desenvolvido por uma equipa que tinha um elemento de Portimão e outro de Lisboa, pretende desenvolver um portal na internet que permita a marcação de bilhetes para eventos desportivos ou de jogos, através de uma comunidade de praticantes desportivos.

O projeto Playin passava pela criação de uma plataforma web ou android de roteiro turístico, temático ou não, com uma componente lúdica, através de um jogo associado à descoberta de determinados locais de uma cidade à escolha. Tudo o que é necessário é uma aplicação móvel que permite ver o mapa geral da cidade, escolher o tema de que mais se gosta, e começar a jogar.

O jogo passa por responder a perguntas divertidas e por aceitar alguns desafios. No final, cada utilizador revê os locais visitados no website do projeto, cria o seu próprio álbum digital, junta fotos e vídeos e partulha tudo isso no facebook ou twitter.

Inspiring Vision é uma agência de media digitais interativos, focalizada na produção de vídeos de 360º, criando experiências interativas para promover negócios e empresas, nomeadamente fazendo apresentações em vídeo únicas para os lugares ou produtos dos clientes, garantindo uma maior atratividade dos clientes.

Go Seeds Go é a primeira Appstore para sementes a nível mundial. Trata-se de uma plataforma que pretende criar valor acrescentado à venda de sementes e se propõe também fazer pesquisa de sementes para os seus clientes.

O objetivo é providenciar uma plataforma (web, Android, iOS) que permita criar um mercado online de variedades de sementes, ajudando as pessoas a colocar os seus produtos de forma fácil, permitindo a venda de sementes num pacote com informação complementar.

Go Seeds Go promove uma plataforma de informação (crowd information platform). De modo a promover a biodiversidade, saúde pessoal e uma nova forma de viver com a Natureza, a Go Seeds Go appstore focaliza-se na utilidade, fitoterapia e sementes raras.

GoThere é uma aplicação (smart travel widget) para sites de eventos, que permite dar em tempo real uma resposta integrada acerca de oferta de alojamento, voos e outras informações úteis para quem pretende ir àquele evento, sem necessidade de fazer pesquisas em vários sites complementares.

Estes cinco projetos de startups foram desenvolvidos ao longo do fim de semana, contando com a colaboração preciosa de alguns mentores, entre os quais Francesco Berrettini, da Inesting, Pedro Soares, da Solar One, ou Sandrine Marvão, advogada e empreendedora.

No fim, os projetos foram apresentados a um júri constituído por Pedro Rocha Vieira, co-fundador e presidente da Beta-i, a associação que promove estes fins de semana em Portugal, Rodrigo Brum, que foi chefe de gabinete para a Economia e as Finanças do último governo da administração portuguesa em Macau, Pedro Poucochinho, chefe de gabinete do presidente da Câmara de Portimão, e Walter Palma, diretor na Caixa Capital, do grupo Caixa Geral de Depósitos.

Para o primeiro prémio, ficou reservado um curso de marketing digital na Inesting, seis meses de alojamento no espaço de incubação existente em Portimão denominado wincube, bem como 20 horas de consultadoria para a realização do plano de negócios da empresa. Há ainda diversos prémios atribuídos pela Microsoft, Google, Amazon, Domain .co, entre outras.

André Marquet, da direção da Beta-i, disse que «as ideias que têm aparecido nestes Startup Weekends em Portugal são mais ou menos ao mesmo nível do que se vê fora de Portugal. Ou seja, até pode ser uma ideia nova em Portugal, mas se calhar já foi apresentada em França ou noutro país. Isso significa que Portugal tem a mesma qualidade».

Esta foi a segunda iniciativa que resulta do protocolo entre a Câmara de Portimão e a Beta-i (Associação de Promoção da Inovação e Empreendedorismo), para promover eventos nesta cidade ligados ao empreendedorismo.

Este evento contou com os apoios locais da ETIC- Algarve e da Inesting e a parceria de media do Sul Informação.

O CRIA- Centro Regional para a Inovação no Algarve,  a Associação Académica da Universidade do Algarve, a ANJE e o NERA associaram-se também a esta iniciativa através de apoio à sua divulgação junto da comunidade de empresários, empreendedores e estudantes do Algarve.

 

As fotos são da autoria da etic_algarve

 

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