Câmara mostra porque é que o Verão é ouro sobre azul em Loulé

Tendo o mar como pano de fundo, a Câmara Municipal de Loulé escolheu o apoio da Praia de Loulé Velho […]

Tendo o mar como pano de fundo, a Câmara Municipal de Loulé escolheu o apoio da Praia de Loulé Velho para apresentar a campanha “Loulé, o Verão é Ouro sobre Azul” e que culminou, na presente época balnear, com a distinção de todas as suas praias com o galardão máximo da qualidade ambiental – a Bandeira Azul. Esta iniciativa teve lugar ontem ao final da tarde, com a presença de representantes de várias entidades ligadas ao ambiente e turismo.

Divulgar e dar a conhecer o trabalho realizado pela edilidade nesta área e, simultaneamente, projetar as praias do Concelho de Loulé como destino turístico, são, de acordo com o presidente da Câmara Seruca Emídio, os principais objetivos desta campanha que arrancou com esta apresentação mas que passa também por uma divulgação nacional e internacional, nomeadamente através de um filme promocional.

As Praias de Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Almargem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago vão ostentar o Galardão Bandeira Azul em reconhecimento da sua qualidade e segurança ambiental, pelo que, pela primeira vez, todo o Litoral do Concelho vai ter o selo “100% azul”, oferecendo condições de excelência para a prática balnear.

Quanto à distinção da Qualidade Ouro, uma iniciativa da Quercus que atesta a excelência inequívoca das praias, vão ostentar a Bandeira Dourada seis praias do concelho – Quarteira, Loulé Velho (distinguida recentemente), Garrão Poente, Garrão Nascente, Ancão e Quinta do Lago.

Vilamoura, Quarteira, Forte Novo, Loulé Velho, Vale do Lobo e Garrão Poente obtiveram também a distinção de praias acessíveis, por apresentarem condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, incluindo a possibilidade de banhos assistidos.

Assim, pela primeira vez, o Município de Loulé tem toda a sua faixa costeira galardoada, o que manifesta bem o esforço da Câmara Municipal de Loulé em tornar esta numa zona de excelência balnear.

“Parece uma coisa simples mas é um trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de bastantes anos, uma aposta que a Câmara fez, com um investimento de milhões de euros, particularmente em termos de infraestruturas de esgotos e água, para que as águas do litoral pudessem ter esta qualidade”, sublinhou Seruca Emídio. O autarca salientou ainda o papel dos técnicos municipais e de outras entidades envolvidas como a CCDR.

“Criar uma diferenciação pela qualidade de excelência é o que pretendemos para as praias do Concelho de Loulé e para o Algarve também”, frisou ainda o presidente da Autarquia.

Aníbal Moreno, vereador do ambiente, realçou o facto de tratar-se de um trabalho de continuidade, que teve início com o seu antecessor, Paulo Bernardo.

“É um trabalho de muitos anos, que envolveu muita gente, dois técnicos em permanência durante mais de metade do ano para que este projeto tenha sucesso. Por detrás disto está todo um investimento no Concelho que permite que hoje não haja análises negativas das águas e que todas as praias tenham boas condições”, explicou este responsável.

Para além beleza e qualidade das praias propriamente ditas, este responsável falou também da importância do “conjunto de serviços que estão associados ao sol e mar que são fundamentais para que a qualidade seja reconhecida internacionalmente”, nomeadamente os apoios de praia, massagens na praia ou desportos náuticos, e referiu o apoio de praia de Loulé Velho como um bom exemplo disso mesmo.

“É fundamental que as acessibilidades sejam melhoradas, os parques de estacionamento sejam gradualmente melhorados mas também que os serviços junto ao mar, nomeadamente limpeza e recolha de lixo, sejam cuidados pois é isso que permite que hoje tenhamos este ‘ouro sobre azul’”.

Se em 2012 todas as praias recebem a Bandeira Azul, Aníbal Moreno acredita que nos próximos anos o mesmo acontecerá com a Bandeira Branca, símbolo das praias acessíveis. “Quatro das dez praias ainda não são praias acessíveis apenas porque os apoios de praia ainda não foram remodelados e as casas-de-banho não satisfazem as condições de acessibilidade”, referiu.

Quanto à Qualidade Ouro, Aníbal Moreno explicou ser necessário ter 5 anos consecutivos de análise da água e, como não eram feitas essas análises, a Autarquia não tem os resultados de todas as praias, pelo que a candidatura ao galardão não foi feita.

O responsável do Turismo do Algarve, António Pina, falou desta iniciativa da Autarquia de Loulé como “um projeto com o mar ao fundo mas com pessoas dentro, que conta com pessoas que não são apenas técnicos no sentido frio do termo”.

O presidente da ERTA sublinhou a temperatura como uma mais-valia para o turismo algarvio. “O que vendemos acima de tudo é a temperatura amena constante. Mas também a nossa afabilidade ou a gastronomia, são fatores que nos distinguem”, disse. Quanto à presente época balnear, António Pina acredita que “as coisas não são fáceis mas o mar está bom e vamos todos mergulhar na esperança de ter um bom ano turístico”.

Já o diretor regional de Economia Gilberto Viegas falou do “trabalho de equipa, com muitas entidades que colaboram, mas em que a Autarquia tem um papel charneira”.

Com uma faixa costeira de 14 quilómetros, o concelho de Loulé oferece extensas praias de areia fina e dourada, longas horas de sol, clima ameno, temperaturas médias da água do mar na ordem dos 22ºC e algumas das melhores estruturas turísticas do Algarve e do País.

O litoral destaca-se, pela qualidade e sofisticação dos seus alojamentos turísticos, da Marina de Vilamoura, as luxuosas estâncias de férias de Vale do Lobo, Dunas Douradas e Quinta do Lago; treze campos de golfe de excelência; bem como, vastas áreas naturais de pinhal, sapal e dunas, inseridas no Parque Natural da Ria Formosa, que proporcionam agradáveis passeios e o contacto privilegiado com a Natureza.

O Município de Loulé, assegura a preparação e o apetrechamento das praias para que ofereçam boas condições para a prática balnear  e através Centro Azul – pioneiro no País e um dos dois únicos existentes no Algarve – dinamiza diversas atividades de sensibilização e educação ambiental nas praias do Concelho, assim como disponibiliza  informação aos banhistas e ao público em geral em inúmeros painéis instalados nos principais acessos das zonas balneares.

As praias do concelho de Loulé têm vindo, ao longo dos anos, a consolidar a sua qualidade ambiental e a apresentar condições de excelência para a prática balnear, sendo atualmente o destino de férias de eleição para muitos turistas portugueses e estrangeiros.

Comentários

pub