Câmara de Lagos procura ajuda do Pingo Doce para reabrir ponte D. Maria

A ponte Dona Maria II em Lagos está encerrada desde fevereiro, e assim vai continuar por mais algum tempo. A […]

A ponte Dona Maria II em Lagos está encerrada desde fevereiro, e assim vai continuar por mais algum tempo. A câmara lacobrigense, desde que foi decretado o encerramento, devido a problemas estruturais, assumiu que, até ao verão, não seria possível reabrir a ponte ao público.

Os custos da obra aliados à complexidade do projeto complicam o trabalho da autarquia e, por isso, Júlio Barroso está a tentar negociar uma parceria com o Pingo Doce que, por estar perto da infraestrutura, também pode sair beneficiado com a obra.

Em conversa com o Sul Informação, Júlio Barroso explicou que esta é uma intervenção que a Câmara «não estava em condições de desenvolver até ao verão. É uma obra que exige um projeto de alguma complexidade, que requer procedimentos contratuais para esse projeto e para a execução da obra. Com tudo isto ponderado, a câmara sabia que, até ao verão não teria uma solução para a reabertura da ponte».

No entanto, Júlio Barroso quer uma solução rápida para os problemas estruturais da ponte, solução essa que pode passar pelo estabelecimento de uma parceria com o supermercado Pingo Doce.

«Já estava prevista uma intervenção naquela área, no âmbito de uma ampliação do Pingo Doce, tal como se vinha pensando muito antes de o LNEC determinar o encerramento da ponte. Aguardamos que o Pingo Doce nos dê a sua posição sobre a possibilidade de um acordo, tendo em conta as obras que pretende fazer no seu estabelecimento. Esperamos que a cadeia de supermercados se pronuncie para que se consiga fazer qualquer coisa, o mais brevemente possível».

Se isso não acontecer, Júlio Barroso não descarta avançar para a obra “sozinho”. «Se o Pingo Doce não nos der resposta, vamos ter de encontrar uma solução de maior ou menor futuro.  A ideia é a de criar uma solução definitiva, porque qualquer coisa que lá se faça agora para atamancar, seria dinheiro deitado à rua tendo em conta o estudo do LNEC que diz ser necessária uma intervenção de fundo nos pilares da ponte».

«Uma coisa é certa, este Verão não haverá ponte Dona Maria», conclui o autarca.

Devido ao encerramento da ponte, tiveram que ser criados acessos alternativos para a Meia Praia, e a autarquia intervencionou duas rotundas para minimizar os transtornos do fecho do acesso.

 

Comentários

pub