Beta Talks e Startup Weekend dão mais dinâmica ao empreendedorismo em Portimão

Na semana de 16 a 22 de julho, Portimão vai lançar duas atividades e dinâmicas de ação que visam fomentar […]

Na semana de 16 a 22 de julho, Portimão vai lançar duas atividades e dinâmicas de ação que visam fomentar um espírito empreendedor local e desenvolver competências na área do empreendedorismo, na sequência de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Portimão e a Beta-i- Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação.

A partir de julho, e sempre no dia 16 de cada mês, Portimão será anfitriã e dinamizadora de uma “Beta Talk”, sessão informal de “networking” que pretende ser um momento privilegiado de inspiração, partilha de ideias e experiências, onde todos os meses, dois empreendedores convidados irão partilhar os desafios superados, as oportunidades que detetaram, o que aprenderam e que conselhos têm a dar a futuros empreendedores.

A participação nestas sessões é totalmente grátis, mas o wine-break é por conta de quem vem, por isso os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar, uma vez que as boas ideias merecem um brinde.

Os vitivinicultores locais associaram-se desde já a esta iniciativa, assegurando a presença dos vinhos da Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina neste brinde.

Portimão junta-se assim a cidades como Lisboa, Porto, Braga e Ponta Delgada onde, sempre a cada dia 16, vários grupos se reúnem à conversa e partilha de ideias e experiências.

A primeira “Beta Talk” está agendada para dia 16 de julho, a partir das 19h30, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, sendo em breve anunciados os empreendedores convidados e abertas as inscrições.

O fim-de-semana de 20,21 e 22 de julho é a data agendada para o “Portimão Startup Weekend”, um evento à escala mundial que oferece “networking”, recursos e incentivos para indivíduos e equipas que pretendam desenvolver um projeto de negócio, desde a ideia até ao lançamento, para além de dotar os participantes de competências empreendedoras.

Através deste programa acelerador de ideias, e durante 54 horas seguidas, “developers” locais, criativos e empreendedores com diferentes competências e interesses terão a oportunidade de constituir equipas, desenvolver as suas ideias com a ajuda de mentores (empreendedores bem sucedidos) e apresentá-las a um painel de júris, composto por investidores profissionais.

As inscrições estão desde já abertas em http://portimao.startupweekend.org, com condições especiais para estudantes.

Ambas as iniciativas contam neste momento com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria de media do “Sul Informação”, existindo a recetividade para parcerias com outros exemplos e agentes de empreendedorismo regional.

Associação sem fins lucrativos, a Beta-I tem desenvolvido um importante trabalho na em termos da criação e dinamização de uma cultura e rede de empreendedorismo e inovação, nomeadamente através da promoção de eventos como o “TEDxEdges”, que já teve lugar em Portimão, ou o “Silicon Valley comes to Lisbon”, bem como na aceleração de “start-ups” e facilidades de acesso a investimento, através de programas como o “Startup Weekend”, além da criação de espaços, serviços e produtos focados no empreendedor, estando a própria associação sedeada no espaço Startup Lisboa.

Comentários

pub