Assembleia Municipal de Loulé aprova moção contra fecho da Urgência e retirada do helicóptero

As quatro bancadas da Assembleia Municipal de Loulé aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na passada sexta-feira, uma moção […]

As quatro bancadas da Assembleia Municipal de Loulé aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na passada sexta-feira, uma moção que apela ao Ministério da Saúde para que não avance com a possível retirada parcial do helicóptero do INEM, estacionado no Heliporto da cidade, nem com e o encerramento das urgências do Centro de Saúde de Loulé.

Apesar de tais medidas não serem, para já, mais do que hipóteses defendidas num estudo realizado por uma comissão de peritos, os deputados louletanos referem que o relatório que propõe o fecho da urgência de Loulé “não traduz as realidades locais e as necessidades de cuidados de saúde servidas por este serviço”.

O facto de Loulé ser um concelho que recebe um elevado número de visitantes é, segundo esta Moção, determinante para que este serviço não encerre. “O Algarve, nomeadamente o concelho de Loulé, tem realidades distintas do resto do País, nomeadamente pelo elevado número de turistas e população flutuante que recebe todo o ano”, sublinha a moção.

Em relação ao argumento expresso no relatório sobre a proximidade entre Loulé e o Hospital de Faro, os deputados municipais consideram que isso não se aplica à população do interior do concelho. “Existem dificuldades na rede de transportes públicos que torna difícil às populações do interior acederem de forma rápida e atempada aos serviços de saúde locais”, considera a moção.

“O serviço de urgências de Loulé é uma retaguarda importante para os serviços do Hospital de Faro, fazendo uma triagem dos casos mais graves e resolvendo questões de menor complexidade clínica, retirando assim o carga suplementar sobre o referido hospital”, referem ainda os deputados.

Quanto ao helicóptero do INEM, a Assembleia Municipal considera que este “serve toda a população do Sul do País, a principal área turística” e, como tal, é “fundamental para uma região que é periférica em termos de cuidados de saúde centrais e que necessita diariamente do apoio deste equipamento no transporte de doentes para os grandes centros de medicina (Lisboa, Coimbra e Porto)”.

Por outro lado, a Moção sublinha o “elevado investimento” que a Câmara Municipal de Loulé está a realizar na concretização de um edifício de apoio ao Heliporto de Loulé e que irá criar melhores condições de funcionamento e acolhimento no local.

Por último, o documento subscrito pelas bancadas do PSD, PS, Bloco de Esquerda e CDS-PP sublinha a necessidade da construção do Hospital Central do Algarve, “apesar dos constrangimentos financeiros que o País atravessa”.

Comentários

pub