Aprenda a confecionar cavala segundo uma receita de comer e chorar por mais

As mil e uma maneiras de confecionar a cavala vão estar de novo no centro das atenções das aulas práticas […]

As mil e uma maneiras de confecionar a cavala vão estar de novo no centro das atenções das aulas práticas de culinária que os chefes e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão vão dar amanhã e depois, dias 26 e 27 de maio, das 10 às 11h00 e das 11 às 12h00, desta vez no Mercado da Avenida, em Lagos.

Trata-se de mais uma paragem da campanha de promoção do consumo da cavala, que a Docapesca tem estado a promover em todo o país e que agora, nos meses de verão, se concentra no Algarve.

Ninguém conhece melhor o nosso peixe que os Chefs portugueses e os melhores chefes nacionais e estrangeiros são unânimes em reconhecer a qualidade do peixe português.

Quem visita Portugal também reconhece que a gastronomia é um dos aspetos mais positivos que a estadia lhe proporciona.

De facto, a costa portuguesa possui características únicas que tornam o nosso no melhor peixe do Mundo. E que características são essas? Para já, a variedade de espécies de pescado nas águas portuguesas, grande parte delas com grande valor gastronómico.

Depois, a biodiversidade de nutrientes que contribui para a qualidade nutritiva do pescado e marisco português.

Finalmente, as artes de pesca tradicionais e sustentáveis que caracterizam a pesca nacional e que permitem que o pescado chegue em poucas horas ao porto.

A cavala é uma espécie abundante na costa portuguesa e capturada pela frota do cerco, sem restrições de contingente e de baixo valor comercial, que pode e deve ser valorizada, contribuindo para o aumento da rentabilidade da frota pesqueira. Além disso, tem grande valor nutricional.

É no contexto da promoção do melhor do mar português que a Docapesca está a desenvolver uma campanha dedicada à cavala, durante os meses de verão.

Esta campanha, desenvolvida em colaboração com os municípios, as escolas de hotelaria e a ANICP, decorre esta semana em Lagos, na quinta e sexta-feira. As inscrições para as aulas de culinária, dadas por chefes e alunos, são gratuitas e feitas no local, desta vez o Mercado da Avenida.

No Algarve, a campanha vai ainda passar por Quarteira (2 de agosto), Loulé (3 de agosto), Faro (10 e 11), Silves (17) e Albufeira (18).

Comentários

pub