Albufeira promove consumo sustentável com núcleo do PROVE

Quatro agricultores de Albufeira, acompanhados da vereadora Ana Pífaro, e de técnicos do Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedorismo da […]

Quatro agricultores de Albufeira, acompanhados da vereadora Ana Pífaro, e de técnicos do Serviço Municipal de Apoio ao Empreendedorismo da autarquia, reuniram-se na quarta-feira, dia 12 de julho, com a Associação In Loco, com o objetivo de criar um novo núcleo do PROVE, em Albufeira.

A reunião que decorreu na sede da Associação In Loco foi dinamizada por uma técnica daquela associação, com vista a dar a conhecer os objetivos do projeto PROVE, a sua forma de funcionamento, comercialização e outras questões ligadas à constituição do novo núcleo.

O programa terminou com uma visita ao local de preparação dos cabazes do recém-criado núcleo de Moncarapacho, em Olhão, que funciona em moldes idênticos ao núcleo que se pretende criar em Albufeira.

Com esta iniciativa, a Câmara de Albufeira afirma pretender «incentivar a atividade dos produtores agrícolas do concelho, promover o consumo sustentável e, simultaneamente, aproximar os produtores dos consumidores da região.»

As Juntas de Freguesia também se associaram ao projeto, colaborando através da identificação e sensibilização dos agricultores para a importância da criação de um cabaz com produtos da agricultura tradicional local.

A Autarquia prevê ir mais além e definir um conjunto de outras iniciativas com vista a estimular a produção local, alavancar o desenvolvimento do setor agrícola no concelho e promover o consumo sustentável de proximidade.

Em Albufeira já existe um núcleo PROVE, com entrega de cabazes às quartas-feiras, entre as 17h00 e as 19h00, em frente ao Auditório Municipal.

 

Como Funciona?

3 a 5 produtores agrícolas unem-se para constituir um núcleo

Semanalmente reúnem-se e organizam os cabazes de acordo com as encomendas e produtos da época

No dia da entrega os preparam os cabazes e fazem a sua distribuição no local selecionado

Na semana seguinte voltam a reunir-se para dividir o dinheiro da semana anterior e retomam todo o processo de organização dos cabazes

 

Quais as vantagens?

Criação do próprio emprego

Pagamento imediato e justo dos produtos agrícolas

Forma alternativa para o escoamento da produção

Reconhecimento do trabalho agrícola por parte dos consumidores

 

PROVE – Promover e Vender

 

Comentários

pub